Convento e Igreja de São Francisco
Não se sabendo o ano exacto deste conjunto de São Francisco, é certo que pertence ao século XIII, de um estilo românico, vindo a sofrer obras no século XVII.
Convento e Igreja de São Francisco
Convento e Igreja

Estas obras ocorreram num período de prosperidade que o convento atravessa, por intermédio de Pascoal de Frias, abade de Carrazedo.

Considerado como um homem inteligente no seio da igreja, institui uma capela funerária junto ao templo, mais concretamente à capela-mor, fazendo ainda obras na nave da igreja e nas restantes dependências conventuais.

Descrição

A fachada da igreja é rasgada por um portal em arco de volta perfeita ladeada por duas colunas salientes, sustentando um elegante entablamento e sobrepujado por uma janela na vertical.

No interior, a nave única retangular é iluminada lateralmente por janelões que rompem mesmo parte da abóbada. A capela-mor é profunda, com abóbada de berço de caixotões.

Entre os anos de 1726 a 1742 este conjunto sofreu dois violentos incêndios, destruindo parte da igreja e do convento. Mesmo com todos estes percalços sofridos, este Conjunto de São Francisco está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Bragança
ou neste concelho Bragança
Outras localidades deste concelho Bragança

Localização

Coordenadas GPS: N 41 48.316' W 006 44.934'  (41.80527, -6.74890)

Temas / Tags

Bragança, publicado em por