Convento e Igreja de São Francisco
Convento e Igreja

Não se sabendo o ano exacto deste conjunto de São Francisco, é certo que pertence ao século XIII, de um estilo românico. Vem mais tarde a sofrer obras no século XVII, aquando de um período de prosperidade que o convento atravessa, por intermédio de Pascoal de Frias, abade de Carrazedo. Considerado como um homem inteligente no seio da igreja, institui uma capela funerária junto ao templo, mais concretamente à capela-mor, fazendo ainda obras na nave da igreja e nas restantes dependências conventuais.

A fachada da igreja é rasgada por um portal em arco de volta perfeita ladeada por duas colunas salientes, sustentando um elegante entablamento e sobrepujado por uma janela na vertical. No interior, a nave única rectangular é iluminada lateralmente por janelões que rompem mesmo parte da abóbada. A capela-mor é profunda, com abóbada de berço de caixotões.

Entre os anos de 1726 a 1742 este conjunto sofreu dois violentos incêndios, destruindo parte da igreja e do convento. Mesmo com todos estes percalços sofridos, este Conjunto de São Francisco está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Coordenadas GPS: N 41 48.316' W 006 44.934'  (41.80527, -6.74890)

Temas / Tags

Bragança, publicado em por