Como o titulo nos indica, a Igreja é dedicada a Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da freguesia, encontrando-se uma imagem em mármore inscrita no nicho existente na fachada posterior do Templo.
Desconhecendo-se a data inicial da edificação, sabe-se porém que foi terminada em 1798, pressupondo-se a demorada obra dado o seu elevado custo. Exemplo de arquitectura barroca e neoclássica, desenvolve-se numa planta longitudinal com capela-mor mais baixa e mais estreita que a nave, uma torre sineira no plano da fachada, a sacristia do lado norte e, do lado oposto, um anexo denominado a Casa das Almas.
A fachada principal, bastante recortada, é rematada por uma frontão interrompido por aletas com cruz ao centro. O portal apresenta uma configuração semelhante à da fachada, com frontão semicircular interrompido pela janela, de linhas curvas, que se projeta a partir do centro do frontão.
Os restantes alçados são rasgados por janelas de configuração muito semelhante entre si com um arco abatido e molduras recortadas e, na fachada norte, abre-se um portal de arco abatido. A torre sineira, com relógio, ergue-se do lado esquerdo, rasgada por janelas sobrepostas.
No interior, destacam-se cinco altares dedicados a São Miguel, às Almas, ao Calvário, ao Sagrado Coração de Jesus e a Nossa Senhoras das Dores, todos eles em talha policromada e de gosto rococó. O retábulo-mor, também em talha mas branca com pormenores dourados, ocupa toda a superfície da capela, tendo sido executada numa época mais tardia, reflectindo por isso mesmo uma linguagem já neoclássica.