Este templo religioso do século XVIII, que já existia quando a Capela de São Tiago de Francelos deixou de ser sede da paróquia, tem como invocação a Nossa Senhora da Purificação.

Descrição

Igreja da Vila
Igreja da Vila
Igreja da Vila

A poucos metros dos outros dois elementos do lugar da Vila que dá o nome à Igreja, este templo religioso do século XVIII não é a primitiva construção. Sabe-se que já existiria quando a Capela de São Tiago de Francelos deixou de ser sede da paróquia.

Dedicada a Virgem Maria, a qual se apresenta no nicho central da fachada e no teto da capela-mor, tem como invocação a Nossa Senhora da Purificação, que também se pode admirar no teto da nave.

O templo, de construção simples e harmoniosa, desenvolve-se longitudinalmente, sendo formada por uma só nave e capela-mor. A fachada em frontão triangular tem adossada à esquerda a torre sineira quadrangular com os respetivos quatro sinos e uma cobertura hexagonal, seguindo-lhe a sacristia.

Na fachada, o portal principal em verga reta entre pilastras é sobrepujado por um frontão contracurvo interrompido pela base do nicho. O nicho envidraçado protege a imagem da Virgem, em pedra Ançã, e é ladeado por duas janelas retangulares em altura, em molduras retas. É rematado pelo frontão triangular, com um pináculo piramidal no lado oposto à torre sineira. Ao centro, termina com a cruz latina.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 35.990' W 008 28.427'  (41.59983, -8.47378)

Temas / Tags

Vila de Prado, publicado em por