A Casa da Botica é um edifício setecentista, construído em 1720 com o propósito de albergar a família de Paulo Silva, o responsável desta edificação.

Origem

Casa da Botica

No centro da Vila, exatamente no largo Antunes Lima, confrontando com a nacional que liga Braga a Ponte de Lima, situa-se a casa da Botica que, contrariamente ao normal, é apelidada de um nome muito pouco praticado, por vezes desconhecido.

Edifício setecentista, foi construído em 1720 com o propósito de albergar a família de Paulo Silva, o responsável desta edificação. Anos mais tarde, numa parte deste mesmo solar, deu-se a abertura da primeira farmácia em Portugal com acesso ao público. Botica, assim conhecida na altura, permaneceu com a passagem dos séculos, sendo ainda conhecida com esse nome.

Nos séculos seguintes o solar entrou em progressiva degradação até que, na última década do século XX, sofreu uma reconstrução, permitindo que ali fosse albergados diversos serviços. Manteve-se entretanto uma farmácia, a fachada principal e o muro ameado com o portal, da construção inicial.

Descrição

Casa da Botica

Desenvolvida transversalmente, de dois pisos, a fachada principal mostra o portal em verga reta ladeada por cunhais de pilastras. Tem, no lado esquerdo, uma pequena escadaria para acesso ao piso superior, com uma pequena cobertura.

No lado direito, o portal ameado é sobrepujado de uma cimalha onde assenta o frontão, sendo este rematado por uma cruz.

Classificação

A Casa da Botica está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 35.861' W 008 27.946'  (41.59768, -8.46577)

Referências

Temas / Tags

Vila de Prado, publicado em por