


Este nome do Santo deve-se, com grande probabilidade, ao facto do templo se situar no caminho de Santiago de Compostela, havendo um pequeno troço pouco antes de chegar à capela, com a simbologia do caminho.

de Santiago

esquerdo

esquerdo
Todas estas evidências fizeram desta capela como templo principal, tendo sido considerada como sede da primeira paróquia de Prado. Igualmente importante, a edificação deste templo teve os Templários como donatários, na tentativa de imprimir ao culto um esplendor de que se mantivesse as tradições religiosas, as quais merecem o orgulho dos Pradenses.
A Capela de São Tiago de Francelos teve uma última reconstrução no século XVII, mantendo-se assim até agora, na sua simplicidade que se pode observar.
Descrição

Desenvolvida longitudinalmente e de planta retangular, é formada de única só nave e capela-mor, com a sacristia adossada no lado direito da retaguarda desta.
À fachada principal antecede-se um alpendre sustentado por seis colunas, das quais quatro são redondas e duas quadradas, sendo todas estas apoiadas num murete interrompido nas laterais e na principal.
A porta principal é em verga reta, com o remate de uma sineira em arco de volta perfeita sobrepujada de uma cruz latina.
nesta localidade Vila de Prado
ou neste concelho Vila Verde
Outras localidades deste concelho Vila Verde