Esta capela situa-se no centro histórico da Vila de Prado e no largo que se denomina de São Sebastião, nome com ligação à capela anterior à atual que pertencia à casa de Azevedo.

Origem

Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso

Conhecida pelos locais como capela de São Sebastião, é no entanto apelidada de Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso, tendo sido erguida, com as esmolas dos fiéis, nos finais do século XIX e início do XX. Pertencia à Irmandade de S. Pedro e Almas.

Descrição

Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso
Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso
Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso

Numa interessante e vistosa localização, sobre um enorme soco granítico servindo de adro, a capela de planta longitudinal é formada por nave única e capela-mor.

A fachada, formada por um frontão triangular tendo ao centro um nicho, é rematada por uma cruz latina ao centro e ladeada por dois pináculos piramidais. Na parte inferior desta abre-se o portal em verga reta, sobreposto de um frontão interrompido e ladeado por duas pequenas janelas, também em moldura reta.

No lado esquerdo adossa-se a torre sineira quadrada, com quatro sinos e rematada por uma cobertura bolbosa.

No mesmo lado, e precisamente atrás da torre, está adossada a sacristia. No lado contrário, orientado a sul, a nave possui três rasgos, todos em moldura reta, destinadas a duas pequenas janelas e uma porta para acesso ao interior.

Interior

Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso
Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso

O interior, em toda a nave e capela-mor, está forrado a azulejos pela metade. A capela-mor contém dois altares, o altar-mor clássico, no topo, e o mais recente a meio.

A nave tem ainda dois altares laterais e termina com o coro-alto. O destaque nesta capela é o púlpito que conserva a balaustrada barroca em pau-preto, no lado esquerdo, sendo que no sentido contrário encontra-se uma porta de acesso a nave.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 35.960' W 008 27.931'  (41.59933, -8.46552)

Temas / Tags

Vila de Prado, publicado em por