Edifício do século XVIII, serviu como Paços do Concelho ou como habitação, a Casa dos Vasconcelos, conforme as opiniões.

Origem

Antigos Paços do Concelho
Ala oeste
Antigos Paços do Concelho
Fachada principal
Antigos Paços do Concelho
Ala leste

Também conhecida como Casa dos Vasconcelos, o edifício é motivo de polémica. Há defensores de que realmente o edifício albergou os antigos Paços do Concelho e, em contrapartida, os defensores de que sempre foi usada como habitação, sendo daí conhecida como Casa dos Vasconcelos.

Antigos Paços do Concelho
Inscrição

No meio desta dualidade aparece uma razão, talvez justificada com uma simples confusão de que, no jardim da Casa dos Vasconcelos, surgiu num muro uma pedra com a inscrição assinalando os antigos Paços do Concelho, desde o desaparecimento das ruínas do referido edifício.

Para não continuar com este tipo de confusão, achou-se por certo retirar a devida pedra com a inscrição e colocá-la no pequeno largo em frente à casa.

Descrição

Antigos Paços do Concelho
Inscrição e casa

Edifício do século XVIII, de planta retangular, é o espelho de um solar urbano simples de dois pisos.

Desenvolvido transversalmente, com a fachada principal orientada a norte, é constituído no piso superior por seis janelas, todas em verga reta. No piso inferior é formado por três portas de molduras reta e a ladear, para a esquerda, uma pequena janela retangular.

À direita é formada por duas portas entaipadas, também de moldura reta, e uma pequena janela retangular.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 36.000' W 008 28.360'  (41.60000, -8.47267)

Temas / Tags

Vila de Prado, publicado em por