Sem qualquer informação cronológica ou histórica, poderá ser original do século XII, uma vez que esta zona foi conhecida com vestígios humanos dessa época.
Origem



A Igreja de Valdreu nada nos pode testemunhar, não existindo qualquer informação cronológica ou histórica. Uma vez que esta zona foi conhecida com vestígios humanos do século XII, é bem provável que esta localidade remonte a esta antiguidade e que a confira igualmente ao templo religioso.
Situada no lugar da Igreja, mais conhecida por Mosteiro, neste templo religioso as festas desta aldeia que deveriam ser em homenagem ao Santo Divino acabam por ser preteridas pelas festas do Santo António, realizadas no Santuário de Santo António de Mixões da Serra.
Descrição
Desenvolvida longitudinalmente, é formada por uma nave e capela-mor retangulares. À esquerda desta situa-se a torre sineira quadrangular.

principal

principal


A fachada tem nos seus rasgos o portal em verga reta, sobrepujado de uma cimalha em arco de volta perfeita. Está encimado por uma rosácea.
A rematar, uma cruz, que nos poderá situar cronologicamente no período românico, está ladeada com pináculos bolbosos.
À direita está adossada a sacristia, tendo como rasgos uma porta de verga reta para acesso à nave e duas janelas, também de molduras retas.



Nas traseiras, uma fresta ladeada por duas colunas com arco de volta perfeita. Na lateral norte, uma janela de moldura reta é igualmente ladeada por duas colunas, com um arco de volta perfeita.