A Igreja de Soutelo é rodeada por imagens em granito de santos. A sua reedificação surgiu na segunda metade do século XVIII, no decorrer do período barroco.

Descrição

Igreja Matriz de Soutelo
Igreja Matriz de Soutelo
Igreja Matriz de Soutelo
Igreja Matriz de Soutelo

A Igreja de Soutelo é dos poucos ou único templos religiosos nesta região de Portugal em que a monumentalidade do adro que a circunda deixa transparecer à vista de quem a visita, com o seu conjunto escultórico, as imagens em granito de santos afamados e, curiosamente, todos eles com o nome de Francisco.

Este impressionante e maravilhoso templo conjuga-se com o cruzeiro e, pode-se dizer, com a fonte, no simbolismo deste quadro religioso que, com os adereços das imagens que o rodeia, mostra talvez uma época de maior entusiasmo religioso existente nesta parte do país.

Contudo esta demonstração não é acompanhada de uma demonstração de interesse do próprio templo, sabendo-se somente que a sua reedificação surgiu na segunda metade do século XVIII, no decorrer do período barroco.

Igreja Matriz de Soutelo - Porta nave
Igreja Matriz de Soutelo - Porta sacristia

Desenvolvida longitudinalmente, com a fachada orientada a nascente, apresenta uma planta retangular de dimensões um pouco fora do normal, formada por dois corpos de nave e capela-mor retangulares.

A torre sineira apresenta-se na cabeceira da capela-mor, e a fachada principal é delimitada por cunhais de pilastras e rematada por um frontão contracurvado. Este é ladeado por dois pináculos.

O portal principal é em arco de volta perfeita, ladeado por duas colunas e encimado por uma cimalha. É encimado por um janelão de moldura reta sobrepujada de uma cimalha.

Nas laterais abrem-se cinco janelões cada com iluminação para o interior da nave e capela-mor. À direita, abrem-se dois pórticos com acesso aos dois corpos, encimados por dois nichos, em que o da nave tem a imagem do padroeiro São Miguel.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 36.756' W 008 26.531'  (41.61260, -8.44218)

Temas / Tags

Soutelo, publicado em por