Santuário do Bom Despacho
Santuário do Bom Despacho
Um Santuário edificado no seguimento da promessa de João da Cruz, por ter sobrevivido a uma doença grave, esta construção decorreu nos finais do século XVII e durante o século seguinte.
Santuário do Bom Despacho
Recinto e cruzeiro

Um Santuário edificado e que se baseia numa crença, retirando a ideia de lenda que habitualmente está como base na construção deste género de templo.

No seguimento da promessa de voto de João da Cruz, pelo fato de ter sobrevivido a uma doença grave, este dedicou-se à vida de penitente, e daí originou a ideia da construção de uma capela.

Santuário do Bom Despacho - Capela
Capela

Depois de se fixar no monte do Busto em 1640 e com ajuda do Morgado de Azevedo, através de Martim Lopes Azevedo, o penitente João da Cruz construiu a primeira capela. Aproveitou para isso o abrigo natural de duas formações rochosas, que ainda hoje se conservam constituindo a capela-mor da Igreja, e que se denomina de "Os Passos da Paixão".

Dada a religiosidade com que estes lugares atingem multidões e romarias à devoção de Nossa Senhora do Bom Despacho, tornou-se necessária a construção de uma novo templo. Esta construção decorreu nos finais do século XVII e durante o século seguinte, como aconteceu com a torre este em 1740.

Santuário do Bom Despacho - Encosto
Banco

Como habitual na maioria dos Santuários, a importância e a frequência de peregrinos acabou por dar a este Santuário uma dimensão proporcional ao espaço que este templo pode albergar. Assim foi completado com um terreiro, uma fonte, dependências de apoio aos peregrinos, Via Sacra, capelas, e mais.

Descrição

Santuário do Bom Despacho
Fachada principal
Santuário do Bom Despacho
Lado leste
Santuário do Bom Despacho
Lado posterior
Santuário do Bom Despacho
Anexos

Edificada longitudinalmente, a igreja é formada por uma só nave. Adossadas a esta, fazendo parte da fachada principal, as duas torres e, no lado direito num plano mais recuado, existe uma capela e outros anexos.

A fachada principal é constituída por três corpos, sendo os laterais as torres quadrangulares, com outros tantos sinos, rematadas por uma cobertura em cone.

O corpo principal é formado pelo rasgo central do portão em moldura reta encimado por um entablamento e uma janela em arco de volta perfeita contornada por volutas e enrolamentos. Este pano central é rematado por frontão triangular, no qual ao centro se abre um óculo de moldura recortada com elementos vegetativos, finalizando com uma cruz sobre esfera.

Interior

Santuário do Bom Despacho - Interior
Interior
Capela-mor
Santuário do Bom Despacho - Interior
Imagem Sra.
Bom Despacho

No interior, a capela-mor apresenta um retábulo em dourado, recordando os exemplares maneiristas, com decoração barroca. É formado por dois registos, sendo o inferior composto pelo vão central formado por dois arcos unidos por uma cartela central, sendo este ladeado por dois nichos com as imagens de São João Batista e o Cristo Ressuscitado.

No registo superior, temos ao centro a imagem da Nossa Senhora do Bom Despacho ladeada por duas telas com a Anunciação e Casamento da Virgem.

No registo inferior são visíveis os rochedos da capela original.

Classificação

O Santuário da Nossa Senhora do Bom Despacho, e tudo o que rodeia, está classificado com Imóvel de Interesse Público.

Localização

Este ponto está situado na localidade Bom Despacho, na freguesia Cervães.

Coordenadas GPS: N 41 35.952' W 008 32.009'  (41.59920, -8.53348)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Cruzeiro de Cervães

Cruzeiro de Cervães - Visitar Portugal

(Distância: 974 m SE)
Sem um conhecimento exacto da cronologia ou o local original, este cruzeiro é dividido em duas partes, sendo atribuído a parte do remate aos finais da época medieval.

Igreja do Divino Salvador

Igreja do Divino Salvador - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SE)
No século XVIII havia indicação da possível existência de um mosteiro da Ordem de São Bento, do século VI, e de uma igreja que remonta ao românico, no século XII, que substituiu um templo muito mais antigo.

Torre e Casa de Gomariz

Torre e Casa de Gomariz - Visitar Portugal

(Distância: 1 km S)
Está referenciada desde 1296, ano em que o Cónego da Sé de Braga comprou a propriedade mas, pelo tipo de edifício atual, possivelmente tratava-se de um edifício anterior.

Sepulturas Antropomórficas

Sepulturas Antropomórficas - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SE)
Mais dois elementos fúnebres encontrados na freguesia e recuperados, apesar do mau trato a que atualmente este género de monumento está sujeito.

Capela de Nossa Senhora de Lurdes

Capela de Nossa Senhora de Lurdes - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SE)
Situada a poucas dezenas de metros da Igreja Matriz, junto da estrada nacional, este pequeno templo religioso não tem qualquer referência, cronológica ou histórica.

Ponte de Anhel

Ponte de Anhel - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NW)
Classificada pelos habitantes do concelho como uma das sete maravilhas, a ponte de Anhel, que atravessa o rio Neiva, faz a ligação da estrada Nacional 306 que liga Braga a Viana do Castelo.

Monumento Castrejo

Monumento Castrejo - Visitar Portugal

(Distância: 5 km SW)
Sendo um dos exemplares melhor conservado da Idade de Ferro existentes em Portugal, está situado num dos sopés do Monte Facho, próximo da Citânea de Roriz.

Igreja da Vila

Igreja da Vila - Visitar Portugal

(Distância: 5 km E)
Este templo religioso do século XVIII, que já existia quando a Capela de São Tiago de Francelos deixou de ser sede da paróquia, tem como invocação a Nossa Senhora da Purificação.

Antigos Paços do Concelho

Antigos Paços do Concelho - Visitar Portugal

(Distância: 5 km E)
Edifício do século XVIII, serviu como Paços do Concelho ou como habitação, a Casa dos Vasconcelos, conforme as opiniões.

Fonte de Santo António

Fonte de Santo António - Visitar Portugal

(Distância: 5 km E)
No lugar da Vila, a cerca de um quilómetro da Vila de Prado em direção a Barcelos, vamos encontrar a fonte de Santo António quase em frente ao largo dos Antigos Paços do Concelho.

gif