Santuário do Bom Despacho
Um Santuário edificado no seguimento da promessa de João da Cruz, por ter sobrevivido a uma doença grave, esta construção decorreu nos finais do século XVII e durante o século seguinte.
Santuário do Bom Despacho
Recinto e cruzeiro

Um Santuário edificado e que se baseia numa crença, retirando a ideia de lenda que habitualmente está como base na construção deste género de templo.

No seguimento da promessa de voto de João da Cruz, pelo fato de ter sobrevivido a uma doença grave, este dedicou-se à vida de penitente, e daí originou a ideia da construção de uma capela.

Santuário do Bom Despacho - Capela
Capela

Depois de se fixar no monte do Busto em 1640 e com ajuda do Morgado de Azevedo, através de Martim Lopes Azevedo, o penitente João da Cruz construiu a primeira capela. Aproveitou para isso o abrigo natural de duas formações rochosas, que ainda hoje se conservam constituindo a capela-mor da Igreja, e que se denomina de "Os Passos da Paixão".

Dada a religiosidade com que estes lugares atingem multidões e romarias à devoção de Nossa Senhora do Bom Despacho, tornou-se necessária a construção de uma novo templo. Esta construção decorreu nos finais do século XVII e durante o século seguinte, como aconteceu com a torre este em 1740.

Santuário do Bom Despacho - Encosto
Banco

Como habitual na maioria dos Santuários, a importância e a frequência de peregrinos acabou por dar a este Santuário uma dimensão proporcional ao espaço que este templo pode albergar. Assim foi completado com um terreiro, uma fonte, dependências de apoio aos peregrinos, Via Sacra, capelas, e mais.

Descrição

Santuário do Bom Despacho
Fachada principal
Santuário do Bom Despacho
Lado leste
Santuário do Bom Despacho
Lado posterior
Santuário do Bom Despacho
Anexos

Edificada longitudinalmente, a igreja é formada por uma só nave. Adossadas a esta, fazendo parte da fachada principal, as duas torres e, no lado direito num plano mais recuado, existe uma capela e outros anexos.

A fachada principal é constituída por três corpos, sendo os laterais as torres quadrangulares, com outros tantos sinos, rematadas por uma cobertura em cone.

O corpo principal é formado pelo rasgo central do portão em moldura reta encimado por um entablamento e uma janela em arco de volta perfeita contornada por volutas e enrolamentos. Este pano central é rematado por frontão triangular, no qual ao centro se abre um óculo de moldura recortada com elementos vegetativos, finalizando com uma cruz sobre esfera.

Interior

Santuário do Bom Despacho - Interior
Interior
Capela-mor
Santuário do Bom Despacho - Interior
Imagem Sra.
Bom Despacho

No interior, a capela-mor apresenta um retábulo em dourado, recordando os exemplares maneiristas, com decoração barroca. É formado por dois registos, sendo o inferior composto pelo vão central formado por dois arcos unidos por uma cartela central, sendo este ladeado por dois nichos com as imagens de São João Batista e o Cristo Ressuscitado.

No registo superior, temos ao centro a imagem da Nossa Senhora do Bom Despacho ladeada por duas telas com a Anunciação e Casamento da Virgem.

No registo inferior são visíveis os rochedos da capela original.

Classificação

O Santuário da Nossa Senhora do Bom Despacho, e tudo o que rodeia, está classificado com Imóvel de Interesse Público.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Cervães
ou neste concelho Vila Verde
Outras localidades deste concelho Vila Verde

Localização

Coordenadas GPS: N 41 35.952' W 008 32.009'  (41.59920, -8.53348)

Temas / Tags

Cervães, publicado em por