Um Santuário edificado no seguimento da promessa de João da Cruz, por ter sobrevivido a uma doença grave, esta construção decorreu nos finais do século XVII e durante o século seguinte.

Origem

Santuário do Bom Despacho
Recinto e cruzeiro

Um Santuário edificado e que se baseia numa crença, retirando a ideia de lenda que habitualmente está como base na construção deste género de templo.

No seguimento da promessa de voto de João da Cruz, pelo fato de ter sobrevivido a uma doença grave, este dedicou-se à vida de penitente, e daí originou a ideia da construção de uma capela.

Santuário do Bom Despacho - Capela
Capela

Depois de se fixar no monte do Busto em 1640 e com ajuda do Morgado de Azevedo, através de Martim Lopes Azevedo, o penitente João da Cruz construiu a primeira capela. Aproveitou para isso o abrigo natural de duas formações rochosas, que ainda hoje se conservam constituindo a capela-mor da Igreja, e que se denomina de "Os Passos da Paixão".

Dada a religiosidade com que estes lugares atingem multidões e romarias à devoção de Nossa Senhora do Bom Despacho, tornou-se necessária a construção de uma novo templo. Esta construção decorreu nos finais do século XVII e durante o século seguinte, como aconteceu com a torre este em 1740.

Santuário do Bom Despacho - Encosto
Banco

Como habitual na maioria dos Santuários, a importância e a frequência de peregrinos acabou por dar a este Santuário uma dimensão proporcional ao espaço que este templo pode albergar. Assim foi completado com um terreiro, uma fonte, dependências de apoio aos peregrinos, Via Sacra, capelas, e mais.

Descrição

Santuário do Bom Despacho
Fachada principal
Santuário do Bom Despacho
Lado leste
Santuário do Bom Despacho
Lado posterior
Santuário do Bom Despacho
Anexos

Edificada longitudinalmente, a igreja é formada por uma só nave. Adossadas a esta, fazendo parte da fachada principal, as duas torres e, no lado direito num plano mais recuado, existe uma capela e outros anexos.

A fachada principal é constituída por três corpos, sendo os laterais as torres quadrangulares, com outros tantos sinos, rematadas por uma cobertura em cone.

O corpo principal é formado pelo rasgo central do portão em moldura reta encimado por um entablamento e uma janela em arco de volta perfeita contornada por volutas e enrolamentos. Este pano central é rematado por frontão triangular, no qual ao centro se abre um óculo de moldura recortada com elementos vegetativos, finalizando com uma cruz sobre esfera.

Interior

Santuário do Bom Despacho - Interior
Interior
Capela-mor
Santuário do Bom Despacho - Interior
Imagem Sra.
Bom Despacho

No interior, a capela-mor apresenta um retábulo em dourado, recordando os exemplares maneiristas, com decoração barroca. É formado por dois registos, sendo o inferior composto pelo vão central formado por dois arcos unidos por uma cartela central, sendo este ladeado por dois nichos com as imagens de São João Batista e o Cristo Ressuscitado.

No registo superior, temos ao centro a imagem da Nossa Senhora do Bom Despacho ladeada por duas telas com a Anunciação e Casamento da Virgem.

No registo inferior são visíveis os rochedos da capela original.

Classificação

O Santuário da Nossa Senhora do Bom Despacho, e tudo o que rodeia, está classificado com Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 35.952' W 008 32.009'  (41.59920, -8.53348)

Temas / Tags

Cervães, publicado em por