Cruzeiro de Cervães
Sem um conhecimento exacto da cronologia ou o local original, este cruzeiro é dividido em duas partes, sendo atribuído a parte do remate aos finais da época medieval.
Cruzeiro de Cervães

Numa rara beleza e maravilha de elementos da arquitetura religiosa existentes nas pequenas localidades de Portugal, o cruzeiro de Cervães constitui um verdadeiro marco cultural para a freguesia.

Não há um conhecimento exacto da cronologia, tão pouco se desconhece o verdadeiro local original. Este cruzeiro é dividido em duas partes, sendo atribuído a parte do remate aos finais da época medieval, no período entre o final do século XV e início do XVI.

Descrição

Cruzeiro de Cervães
Cruzeiro de Cervães
Cruzeiro de Cervães
Cruzeiro de Cervães

Um cruzeiro em granito bem estruturado e definido, apresenta as extremidades decoradas com motivos vegetalistas. Numa das faces apresenta Cristo Crucificado ladeado por duas figuras, possivelmente de Nossa Senhora e São João, figuras que predominam no acompanhamento da composição do Calvário.

A outra face é a ilustração da Nossa Senhora com o Menino, crendo-se que seja a representação da Paixão da Maria, com o princípio e fim da história de Jesus na Terra, figuras muito usadas nos finais da Idade Média.

Do cruzeiro original só se mantém a parte da cruz, sendo a restante adaptada já no século XVII. Sobre um soco quadrangular de quatro degraus e uma base igualmente quadrangular, assenta o suporte da coluna lisa que compõe o fuste e o coroamento deste, em capitel toscano.

Classificação

Este elemento religioso entrou na classificação de Imóvel de Interesse Público em 1955.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Cervães
ou neste concelho Vila Verde
Outras localidades deste concelho Vila Verde

Localização

O cruzeiro está situado no centro da rotunda a poucas centenas de metros a norte da Igreja Matriz e da Capela de Nossa Senhora de Lurdes.

Coordenadas GPS: N 41 35.744' W 008 31.364'  (41.59573, -8.52273)

Referências

Temas / Tags

Cervães, publicado em por