Este Palacete é datado século XIX. Edifício típico da época, cujos donos são emigrantes regressados do Brasil, onde fizeram fortuna. Contudo, não deixa de ser um edifício bastante marcante, ainda na atualidade.
Este Palacete não deixa de mostrar o estatuto de que José Francisco da Cruz Trovisqueira gozou depois de regressar a Vila Nova de Famalicão. Começando por comerciante, político e acabando como Barão, Cavaleiro da Casa Real, Comendador da Ordem de Cristo, etc. Este Palacete recebeu várias cabeças Reais.
Este ponto está situado na localidade Vila Nova de Famalicão, na freguesia Vila Nova de Famalicão e Calendário.
(Distância: 127 m SE)
A Capela de Santo António, da freguesia de Antas, apresenta na fachada um janelão, um cornijamento em granito sobre o qual assentam duas urnas. Tem azulejos do século XVII.
(Distância: 258 m N)
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão - Praça Álvaro Marques, 4764-502 Vila Nova de Famalicão
(Distância: 996 m SE)
Esta Igreja começou por fazer parte de um Mosteiro da Ordem do Templo, sendo referido que, em 1549, era propriedade dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho.
(Distância: 1 km NW)
Capela situada nos limites norte de Vila Nova de Famalicão, edificada no século XVI. Composta por nave única, a entrada é antecedida por um alpendre.
(Distância: 5 km SW)
Capela do Senhor dos Perdões, em Ribeirão
(Distância: 5 km E)
A casa foi construída por volta de 1830 e habitada no período compreendido entre 1863-1890 por Camilo com a Ana Plácido. Em 1922 foi reconstruída e transformada em museu camiliano.
(Distância: 6 km SE)
O Real Colégio D. Fernando foi fundado em 1849 por João Luís Correia de Abreu, pedagogo e historiador. Funcionou no edifício a Casa da Hospedaria do Mosteiro de Santa Maria de Landim.
(Distância: 6 km SE)
As origens do mosteiro remontam aos alvores da Baixa Idade Média, muito embora as informações sejam escassas e contraditórias relativas à sua fundação, no início do século XII.
(Distância: 7 km S)
Atravessando o Rio Ave, não deixa de ser uma grandiosidade, sendo datada do século XII. Pensa-se que tenha sido construída sobre ruínas também romanas que ligavam Bracara Augusta a Cale.
(Distância: 7 km N)
A freguesia de Arnoso apresenta este testemunho arqueológico, um belo exemplar do estilo românico, uma construção do século XII.