Portal da Casa de Nine

Portal da Casa de Nine - foto centenária s.d.

Portal da Casa de Nine, origem da Família Gonçalves de Menezes, que descende do casal tronco António Gonçalves de Menezes (c. 1700, Nine - ?) filho de António Gonçalves de Menezes, e de sua esposa, e prima, Izabel Gonçalves de Menezes. Deixou sua descendência de seu casamento, em 1735, com Bernarda Thomé Velloso de Oliveira (1707, Nine - ?), senhora da Quinta do Couto de Farinhas, filha de Domingos Thomé Gonçalves e de Maria Velloso de Oliveira.

Dentre os descendentes do casal tronco, dois estabeleceram-se no Rio de Janeiro, Brasil: o bisneto Thomás Xavier Ferreira de Menezes (1818, Ponte da Barca – 1891, Rio de Janeiro), e o terceiro neto Joaquim Gonçalves de Menezes (c.1839, Nine - ?), que deixou sete filhos de seu casamento com Eulália Emília da Ascensão (?,Nine-?, Rio de Janeiro), filha de Francisco Manuel de Ascensão e de Inácia Jacinta de Farias, dentre os quais João Gonçalves de Menezes.

No Brasil, da referida família, descenderam ainda o empresário carioca António Jorge Silveira de Menezes, e o historiador Carlos Eduardo de Almeida Barata.

Enviado do Rio de Janeiro, Brasil

Temas / Tags

Nine, publicado em por