Dedicada a São João Batista, a Igreja Matriz de Rio Caldo é de planta longitudinal, com a fachada principal orientada a poente, formada de uma só nave e capela-mor.
História

Num local com uma grande expressividade religiosa através do Santuário do São Bento da Porta Aberta o pequeno templo religioso da freguesia do Rio Caldo acaba por ser relegado para segundo plano.
A secundaridade deste templo mostra-se num património sem qualquer dado histórico e cronológico. Todavia a freguesia de Rio Caldo pertence a um concelho ligado a uma forte expressão religiosa de muitos séculos, permitindo a possibilidade de o templo religioso pertencer ao final da Idade Média.


Descrição
Dedicada a São João Batista, a Igreja Matriz de planta longitudinal tem a fachada principal orientada a poente, conforme habitual nos templos católicos. A igreja é formada de uma só nave e capela-mor, sendo esta um pouco mais estreita que a nave.
A fachada principal simples é em empena triangular com uma cruz ao centro ladeada por dois pináculos piramidais. Os rasgos são constituídos pelo portal principal em verga reta encimado por um frontão triangular, seguindo-se um óculo circular.


À direita desta está a torre sineira quadrangular com cobertura piramidal. No mesmo lado, na parte lateral e anexada ao templo, existe a sacristia.
Localização
A igreja está situada no centro da localidade, num local com uma paisagem excelente sobre o rio Caldo.