Dedicada a São João Batista, a Igreja Matriz de Rio Caldo é de planta longitudinal, com a fachada principal orientada a poente, formada de uma só nave e capela-mor.

História

Igreja Matriz de Rio Caldo
Igreja Matriz

Num local com uma grande expressividade religiosa através do Santuário do São Bento da Porta Aberta o pequeno templo religioso da freguesia do Rio Caldo acaba por ser relegado para segundo plano.

A secundaridade deste templo mostra-se num património sem qualquer dado histórico e cronológico. Todavia a freguesia de Rio Caldo pertence a um concelho ligado a uma forte expressão religiosa de muitos séculos, permitindo a possibilidade de o templo religioso pertencer ao final da Idade Média.

Igreja Matriz de Rio Caldo - Fachada e Torre
Fachada e Torre
Igreja Matriz de Rio Caldo - Fachada Frontal
Fachada Frontal

Descrição

Dedicada a São João Batista, a Igreja Matriz de planta longitudinal tem a fachada principal orientada a poente, conforme habitual nos templos católicos. A igreja é formada de uma só nave e capela-mor, sendo esta um pouco mais estreita que a nave.

A fachada principal simples é em empena triangular com uma cruz ao centro ladeada por dois pináculos piramidais. Os rasgos são constituídos pelo portal principal em verga reta encimado por um frontão triangular, seguindo-se um óculo circular.

Igreja Matriz de Rio Caldo - Fachada Sul
Fachada Sul
Igreja Matriz de Rio Caldo - Fachada Norte
Fachada Norte

À direita desta está a torre sineira quadrangular com cobertura piramidal. No mesmo lado, na parte lateral e anexada ao templo, existe a sacristia.

Localização

A igreja está situada no centro da localidade, num local com uma paisagem excelente sobre o rio Caldo.

Coordenadas GPS: N 41 40.829' W 008 11.338'  (41.68048, -8.18897)

Temas / Tags

Rio Caldo, publicado em por