A transcendente albufeira da Caniçada, que tem a sua origem na barragem com o mesmo nome, é formada pela bacia hidrográfica do Rio Cávado.

Descrição

Albufeira da Caniçada
Albufeira da Caniçada
Vista do lado de Terras do Bouro

Esta albufeira começou a delinear-se a partir de 1955, proporcionando não só a obtenção de água como também permite uma série de condições multifacetadas para o visitante.

Albufeira da Caniçada
Vista do lado de Vieira do Minho

Em peregrinação a São Bento da Porta Aberta, ou simplesmente em passeio até à Vila do Gerês, a albufeira com a sua maravilhosa vista paisagística acaba também por oferecer ao visitante todas as condições desportivas aquáticas. Banhos, todos os desportos relacionados com água, uma marina de Rio Caldo que permite o estacionamento de barcos de recreio. Inclusivamente, a embarcação do Rio Caldo permite uma viagem por toda a albufeira de caráter turístico/ambiental, dando a conhecer toda a paisagem circundante.

Localização

Esta albufeira estende-se por várias freguesias de dois concelhos do distrito de Braga, Vieira do Minho e Terras de Bouro, situando-se a localidade de Rio Caldo neste último concelho.

O mapa a seguir mostra o local de onde foram tiradas as duas fotos de cima, no lado de Terras de Bouro e próximo da localidade de Rio Caldo.

Coordenadas GPS: N 41 40.688' W 008 11.079'  (41.67813, -8.18465)

Temas / Tags

Rio Caldo, publicado em por