Situada no coração do Parque Nacional Peneda-Gerês, a oeste da mata da Albergaria, vamos encontrar a aldeia de Campo do Gerês.

Geral

Vista Geral

Num cruzamento de caminhos que lhe permite absorver um património habitacional típico da zona, incluindo-se num património verdadeiramente naturalista, com uma anexação de um património com poucos vestígios, mas valiosos, deixados pelos romanos.

A caminho da barragem e da antiga aldeia de Vilarinho das Furnas, esta aldeia de Campo do Gerês está a despertar para o turismo e na valorização que a localidade poderá ter nas visitas à região, permitindo ao visitante todo tipo de passeios. Razão suficiente para que se note um processo de restauração da aldeia num sentido comunitário.

A Aldeia

Rua da aldeia
Rua da aldeia
Rua da aldeia
Rua da aldeia
Casas da aldeia
Casas da aldeia

Com as suas estreitas ruas ladeadas pelo casario em granito.

Espigueiros
Espigueiros
Espigueiros
Espigueiros

Os espigueiros típicos do parque, numa posição mais elevada, sobrepostos em pequenas colunas para os ratos não chegarem e com ripas de madeira com pequenos espaços entre elas, para o milho poder respirar e não apodrecer. Claro que nos verdadeiros as ripas são constituídas por colunas de granito, igualmente com aberturas.

Localização

O centro da aldeia está nas Coordenadas GPS: N 41 45.561' W 008 11.789'  (41.75935, -8.19648)
Campo do Gerês, publicado em por