As Vias Romanas

Este Concelho de Terras de Bouro é um dos mais favorecidos na sua demonstração da passagem dos romanos por estas terras.

A Geira (ou Via Nova ou ainda Via XVIII do Itinerário de Antonino) é uma das traduções para a linguagem atual de uma via de comunicação construída pelo Império Romano. Permitiu a ligação entre Braga e Astorga, Espanha, num percurso de cerca de 318 quilómetros.

Esta via neste concelho corresponde a uma extensão de cerca de trinta quilómetros, correspondendo entre as XIV e XXXIV milhas que eram assinaladas por marcos miliários distribuídos ao longo da via. Serviram não só para indicar a distância em milhas como para homenagear os Imperadores Romanos.

Marcos Miliários

É preciso ter em atenção o que significava uma milha para os romanos.

Quando os soldados avançavam no reconhecimento e conquista das terras, enquanto marchavam contavam 1000 passos duplos, sendo um passo duplo duas passadas, avançar uma perna e depois a outra. Quando contavam 1000 passos duplos, marcavam aí uma milha e colocavam o respetivo marco miliário. Pode-se assim ver que essas "milhas" nada têm de regular nem certo, embora tivessem uma distância típica de cerca de 1480 metros.

Como exemplo, considerando os três marcos referidos neste artigo, entre o XXVI e o XXVII distam 428 metros, enquanto entre o XXVII e o XXVIII distam 280 metros.

Estes marcos contêm a inscrição do número do marco, da distância até ao Forum Romano, entre outras informações sobre a sua construção.

Marco XXVII

Estes traçados não permitiam grandes elevações nas subidas/descidas, sendo por isso mais tarde integrados, até ao início do século XX, nos caminhos de Santiago de Compostela percorridos por milhares de romeiros.

Neste troço do Campo do Gerês estão três marcos miliários correspondentes às milhas XXVI, XXVII e XXVIII. Para melhor localização de dois dos três marcos vou usar como base o marco da milha XXVII.

Cruzeiro de S. João do Campo
Cruzeiro de S. João do Campo
Cruzeiro de S. João do Campo
Cruzeiro de S. João do Campo - Marco Miliário

Este marco, que corresponde à milha XXVII, está à vista de toda a gente demarcando-se como Cruzeiro de São João do Campo. Um cruzeiro que tem no seu fuste o marco miliário, correspondendo a uma deslocação do mesmo não muito significativa, uma vez que se centraliza entre os marcos XXVI e XXVIII.

Marco XXVI

Marco Miliário XXVI
Marco Miliário XXVI
Marco Miliário XXVI

O marco miliário XXVI encontra-se muito perto da Estrada Municipal 307, no sentido Covide / Cruzeiro de São João do Campo, precisamente ao lado do sinal indicativo da localidade de Covide.

Marco XXVIII

Marco Miliário XXVIII
Marco Miliário XXVIII
Marco Miliário XXVIII

O marco miliário XXVIII encontra-se depois do Cruzeiro de São João do Campo, no seguimento para Vilarinho das Furnas, encostado ao muro da primeira vivenda que se encontra no lado direito.

Classificação

A Geira está classificada, desde 2013, como Monumento Nacional, estando apresentada a candidatura a Património Mundial da Humanidade

Localização

O Marco XXVI situa-se nas Coordenadas GPS: N 41 44.850' W 008 11.923' (41.74750, -8.19872)

O Marco XXVII situa-se nas Coordenadas GPS: N 41 44.974' W 008 11.827' (41.74957, -8.19712)

O Marco XXVIII (indicado no mapa a seguir) situa-se nas Coordenadas GPS: N 41 45.159' W 008 11.635'  (41.75265, -8.19392)

Temas / Tags

Campo do Gerês, publicado em por