Atualmente denominada como capela, o facto é que é conhecida como Igreja Velha de São Cipriano, pela qual foi construída.
Entretanto este templo foi arrastado para a ruína, uma vez que a antiga freguesia que a tutelava também caiu na decadência, e que veio a culminar com a privatização deste, como todo o espaço que o abrange.
Este edifício remonta ao século X, confirmado por elementos documentais da sua existência no ano de 968, em que o Abade de Guimarães doou a propriedade que detinha em Tabuadelo ao Conde Gonçalo Mendes que aí edificou a primitiva igreja dedicada justamente ao São Cipriano.
Contudo, deste pequeno templo pré-românico nada restou desse tempo, tendo sido remodelado precisamente nos finais do século XIII, precedendo a construção que hoje vemos.
Considerado como um templo de transição, apresenta uma planta muito simples baseada numa nave e capela-mor numa posição longitudinal e sem quaisquer motivos decorativos, simplesmente silhares talhados e estreitas frestas para filtrar a luz para o interior.
Não passando despercebido e para uma conservação, a Igreja Velha de São Cipriano está desde 1992 classificada como Imóvel de Interesse Público.