Igreja Velha de São Cipriano
Igreja Velha de São Cipriano
Igreja Velha de São Cipriano
Igreja Velha de São Cipriano

Mais um verdadeiro achado de um templo de dimensões reduzidas que espelha o testemunho do românico rural e tardio entre o Douro e o Minho. Atualmente denominada como capela, o facto é que é conhecida como Igreja Velha de São Cipriano, pela qual foi construída.

Entretanto este templo foi arrastado para a ruína, uma vez que a antiga freguesia que a tutelava também caiu na decadência, e que veio a culminar com a privatização deste, como todo o espaço que o abrange.

Este edifício remonta ao século X, confirmado por elementos documentais da sua existência no ano de 968, em que o Abade de Guimarães doou a propriedade que detinha em Tabuadelo ao Conde Gonçalo Mendes que aí edificou a primitiva igreja dedicada justamente ao São Cipriano. Contudo, deste pequeno templo pré-românico nada restou desse tempo, tendo sido remodelado precisamente nos finais do século XIII, precedendo a construção que hoje vemos.

Considerado como um templo de transição, apresenta uma planta muito simples baseada numa nave e capela-mor numa posição longitudinal e sem quaisquer motivos decorativos, simplesmente silhares talhados e estreitas frestas para filtrar a luz para o interior.

Não passando despercebido e para uma conservação, a Igreja Velha de São Cipriano está desde 1992 classificada como Imóvel de Interesse Público.

Coordenadas GPS: N 41 23.887' W 008 17.699'  (41.39812, -8.29498)

Temas / Tags

Tabuadelo, publicado em por