Igreja Santa Cristina de Serzedelo
A Igreja de Santa Cristina de Serzedelo é uma construção possivemente datada entre os séculos XII e XIII, correspondentes à época românica.
Serzedelo - Igreja Românica com a torre sineira separada
Serzedelo - Igreja Românica dos séc. XII e XIII

Igreja de Santa Cristina de Serzedelo, mais conhecida como Igreja de Serzedelo.

Faz parte de um conjunto de construções dos mais interessantes núcleos religiosos da baixa Idade Média, do Entre-Douro-e-Minho. As caraterísticas regem-se por um nártex, um muro campanário e uma casa funerária, que atualmente serve como sacristia.

Contudo, este conjunto religioso foi alvo de algumas avaliações contraditórias histórico-artísticas, pois estas dúvidas ficam a dever-se ao fato de sucessivas construções incaraterísticas à feição de uma modesta e rude, própria de uma arquitetura rural.

No entanto a parte mais antiga pertence à Igreja, crendo-se que esta edificação está sobre anteriores construções da Alta Idade Média, das quais não há qualquer identificação que indique para tal época. Todavia, os capitéis do arco triunfal decorados com motivos vegetalistas apresentam uma técnica e um desenho que enquadra na época românica, apontando para os meados do século XII.

Esta ideia é reforçada pelo despojamento decorativo dos ábacos piramidais e do encordoado dos estrágalos.

Acredita-se também que a primitiva fundação corresponde a um Convento dos Eremitas de Santo Agostinho, contribuindo para uma melhor compreensão da simplicidade e rudeza da construção, destinada a uma pequena comunidade de recursos insignificantes.

Descrição

Desenvolvida de oeste / leste, com características do românico tardio, de nave única com capela-mor retangular, justaposta, formando um maciço conjunto de estrutura muito simples.

A iluminação é muita escassa, recorrendo a pequenas frestas verticais dispostas ao longo das paredes laterais da nave, e outra aberta sobre o arco triunfal. A rosácea original, que filtrava um pouco de luz para a nave, viria sofrer o entaipamento devido a uma campanha de construção da nártex.

Na mesma época da nártex, realizou-se igualmente o muro-campanário que define o conjunto religioso, no século XIII. A pequena capela funerária realizou-se no século XIV ou XV, e atualmente serve de sacristia.

Classificação

Em 1927 deu-se a classificação do templo como Monumento Nacional

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Serzedelo
ou neste concelho Guimarães
Outras localidades deste concelho Guimarães

Localização

Coordenadas GPS: N 41 24.148' W 008 22.090'  (41.40247, -8.36817)

Temas / Tags

Serzedelo, publicado em por