Situado no centro da vila, é o ex-libris desta localidade. Ao contrário da maioria dos santuários, este não está ligado a qualquer lenda ou milagre, existindo porém o São Torcato, um dos evangelizadores da Península Ibérica, cujo corpo incorrupto está depositado num túmulo no interior do templo.

Santuário de São Torcato
Santuário de São Torcato
Santuário de São Torcato

Edificado no século XIX, foi o ano de 1871 o início das obras deste mosteiro e que se mantiveram até agora. Com tantos anos de construção, o santuário acaba por sofrer uma espécie de mistura de estilos, acabando por serem introduzidos elementos clássicos, góticos, renascentistas e românticos. De dimensões consideráveis, apresenta um gosto pelo eclético, em cantaria de granito da região.

Mosteiro de São Torcato
(Foto do mosteiro
por Tiago, de São Torcato)

Formado por uma planta em cruz latina, tem a sua fachada principal dividida em três panos. O pano central com o portal em arco de volta perfeita encimado por uma fita com dois anjos laterais e por uma janela, é rematado por um frontão triangular formado por dez arcos de volta perfeita e centrado um nicho com o São Torcato, finalizando com uma cruz, sendo estes elementos ladeados por pináculos.

Os panos laterais são formados por duas torres sineiras, rasgadas por duas portas em arco de volta perfeita encimadas igualmente por duas janelas, também em arco perfeito. Na sobreposição do friso, dois nichos com duas figuras.

Coordenadas GPS: N 41 28.897' W 008 15.521'  (41.48162, -8.25868)

Temas / Tags