Atualmente está denominada como capela, contudo este pequeno templo religioso servia uma freguesia medieval como igreja, cujo poder foi perdendo até ao final da época medieval. Por interesses de organização territorial, este templo passou a integrar a freguesia de Lordelo.

Origem

Capela de Sao João de Calvos - fachada
Capela de São João de Calvos - lateral

Como tal, a Capela de São João de Calvos é testemunha de um período do românico tardio, posicionando-a nos séculos XII e XIII, pela simplicidade da planta, pela justaposição da nave e capela-mor.

Caraterizam ainda a rudeza da construção com grandes silhares dispostos horizontalmente e de talhe pouco cuidado e modesto, sem uma decoração e desprovido dos típicos capitéis românicos, pelas dimensões reduzidas e pouca iluminação. Fatores que caraterizavam uma paisagem rural do final do românico, com o início ténue do gótico no norte do país.

Com a perseverança da genuinidade do medieval, veio na época moderna a sofrer de uma alteração, tendo sido retirado o arco original, provavelmente quebrado, pelo atual em moldura reta.

Descrição

De planta longitudinal, é formada por nave e capela-mor retangulares com apenas dois rasgos das portas, uma delas a fazer parte da fachada e a outra a pertencer à parte lateral esquerda, e duas frestas, uma na fachada principal e a outra nas traseiras.

É rematada por uma sineira em arco quebrado.

Classificação

Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde o ano de 1955.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 22.497' W 008 21.882'  (41.37495, -8.36470)

Temas / Tags

Lordelo, publicado em por