Convento de Santa Clara
Foi um dos conventos mais ricos de Guimarães, instituído no século XVI pelo Cónego Mestre Escola da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira.
Convento de Santa Clara

A meio da rua principal que liga o Castelo ao Largo de Santiago, a rua de Santa Maria, situa-se à esquerda no sentido descendente o Convento de Santa Clara que teve a sua edificação no século XVI, mais concretamente no ano de 1559. A edificação deveu-se ao Cónego Mestre-Escola da Colegiada de Nossa Senhora de Oliveira.

Três anos foi quanto demorou a construção do convento, permitindo nesse mesmo ano, precisamente no dia de Santa Clara, a entrada das religiosas, das quais D. Helena da Cruz se tornou abadessa. No século XVI o convento sofre obras de reedificação da capela-mor e do chafariz dos claustros e, no século XVIII, sofre as maiores obras, como na capela-mor com o enriquecimento da talha dourada e quadros a óleo, a construção do claustro, a fachada principal e uma nova portaria.

Considerado como um dos conventos mais ricos de Guimarães, sofreu como todas as Ordens Religiosas o encerramento com a extinção das Ordens Religiosas em 1834, sendo que a última religiosa deixou o convento em 1891 por falecimento.

O destino do convento começa dois anos depois por ser cedido à Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, que aí instala o Seminário com o mesmo nome com adaptação do edifício, levando à destruição da portaria e do mirante orientado a norte.

Segue-se a transformação para Liceu Nacional de Guimarães, e depois para Escola Industrial de Guimarães. Finalmente, e a partir de 1968, a Câmara Municipal de Guimarães instala-se no edifício até agora.

Descrição

Edifício de arquitetura Barroca, apresenta-se transversalmente com a fachada principal, orientada para poente, dividida em três panos por pilastras, formada por um pano central e dois laterais.

O pano central é formado por cornija de separação de registos, possuindo o portal com acesso ao interior, em arco abatido, com a pedra de armas da Ordem. Está enquadrado por pilastras com querubim e modilhão, que suporta o acrotério com guerreiros, de composição de cabeças humanas e conchas, junto dos pés, a enquadrar a grande edícula com a imagem pétria de Santa Clara.

Esta está ladeada por pilastras cariátides, de ordem jónica e encimadas por anjos que suportam o remate em cornija destacada nos extremos.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Guimarães
ou neste concelho Guimarães
Outras localidades deste concelho Guimarães

Localização

Coordenadas GPS: N 41 26.659' W 008 17.550'  (41.44432, -8.29250)
Guimarães, publicado em por