Igreja da Misericórdia
Fachada da Igreja

No centro histórico de Fão encontra-se a Igreja da Misericórdia que tem o início da sua história no século XVI. O único vestígio deste século é uma porta de arestas chanfradas que está adossado a este templo e, segundo parece, pertencia ao antigo hospital João de Deus. O atual templo pertence ao século XVIII.

Tem uma planta longitudinal formada por uma única nave e uma capela lateral. A fachada, em frontão triangular, tem à direita adossada a torre sineira. Mostra um portal em verga reta sobrepujado de frontão triangular interrompido por uma pinha e encimado pela armas de Portugal. Duas janelas quadrangulares completam o conjunto. No frontão possui um nicho com a imagem de Nossa Senhora.

A torre quadrangular apresenta três corpos, é rematada em frontão contracurvado com dois sinos em arco de volta perfeita. É rasgada por uma porta de arco abatido que está encimado por uma janela. No corpo central, um relógio é emoldurado numa cartela com motivos vegetalistas. É finalizado por dois coruchéus laterais.

Coordenadas GPS: N 41 30.750' W 008 46.209'  (41.51250, -8.77015)

Temas / Tags

Fão, publicado em por