Edificada sobre a ermida primitiva que pertencia ao século XVI, este templo, cuja construção teve início neste mesmo século, tomou como invocação Santa Maria dos Anjos.

Construção da Igreja

Igreja Matriz de Esposende - frontal
Fachada Frontal

No final do século XIX estava caída em ruínas e teve por isso novos trabalhos de reconstrução.

Foi acrescentada a sacristia e a capela mortuária no fim do século XX e início do XXI.

Estrutura

Situada no Largo Rodrigues Sampaio, também denominado Praça da Igreja Matriz, este templo religioso é constituído por uma planta retangular de três naves e capela-mor.

A inspiração neoclássica evidencia-se através dos frontões triangulares existentes sobre o portal e a fachada.

Portal Frontal

Igreja Matriz de Esposende - frontal
Porta Frontal

Ao centro, o portal rasga em verga reta por uma moldura encimada por frontão triangular. Separada por um friso, apresenta-se uma janela com vitral, semelhante ao portal, de verga reta com moldura, encimada por frontão triangular. Esta é ladeada por volutas laterais e duas gárgulas.

A terminar a fachada frontal está uma cruz de braços trilobados.

As Duas Torres

A fachada principal, virada para oeste, está ladeada por duas torres sineiras idênticas, tendo a da direita quatro sinos e um relógio com o mostrador circular em mármore orientado para sul. Estas torres possuem gárgulas e pináculos sobre os ângulos.

Fachada Lateral e Posterior

Igreja Matriz de Esposende - lateral
Lateral

Na fachada lateral sul existe uma porta com moldura retangular e igualmente com um frontão triangular. É ladeada por quatro janelas com vitrais, duas de cada lado, com moldura retangular.

As várias janelas em toda a igreja são decoradas com vitrais com símbolos religiosos.

Igreja Matriz de Esposende - posterior
Posterior

A fachada posterior inclui duas gárgulas e dois pináculos nos ângulos. Tal como na frontal, também esta termina com uma cruz de braços trilobados, vendo-se uma terceira cruz idêntica a terminar o corpo principal da igreja.

Interior

Igreja Matriz de Esposende
Nave lateral esquerda
Igreja Matriz de Esposende
Nave - Altar-Mor
Igreja Matriz de Esposende
Nave lateral direita

Interiormente, a igreja é composta por três naves longitudinais. As duas laterais estão separadas da principal por quatro arcos de volta perfeita cada uma.

A cada nave corresponde uma capela, sendo a central a capela-mor. Esta última pertence à parte mais antiga do conjunto, visível na abóbada artesoada.

Os Cinco Altares

O retábulo-mor apresenta uma talha dourada de grande qualidade de inspiração barroca, possuindo uma excelente imagem de Nossa Senhora dos Anjos, a padroeira da freguesia.

As naves laterais são também decoradas em talha dourada e a do lado norte, à esquerda quando olhamos para a capela-mor, é a capela batismal. É por isso decorada com um painel de azulejos representando o batismo de Jesus Cristo por S. João Batista. Este foi fabricado na casa Viúva Lamego e é de autoria do artista M. Sousa.

Fazem parte deste templo um total de cinco altares, o altar-mor, os dois das naves laterais e os outros a meio da igreja, nas paredes laterais.

Os Dois Coros-Altos

Igreja Matriz de Esposende
Nave - Coros-Altos

Fazem ainda parte da igreja dois púlpitos, um de cada lado e nas colunas que separam os primeiros arcos dos segundos.

Ao fundo da igreja estão dois coros-altos, um sobre a entrada outro junto deste na parede lateral norte. Neste último existe o órgão de vinte e sete tubos.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 31.976' W 008 46.886'  (41.53293, -8.78143)

Referências

Temas / Tags

Esposende, publicado em por