No final do século XIX estava caída em ruínas e teve por isso novos trabalhos de reconstrução.
Foi acrescentada a sacristia e a capela mortuária no fim do século XX e início do XXI.
Situada no Largo Rodrigues Sampaio, também denominado Praça da Igreja Matriz, este templo religioso é constituído por uma planta retangular de três naves e capela-mor.
A inspiração neoclássica evidencia-se através dos frontões triangulares existentes sobre o portal e a fachada.
Ao centro, o portal rasga em verga reta por uma moldura encimada por frontão triangular. Separada por um friso, apresenta-se uma janela com vitral, semelhante ao portal, de verga reta com moldura, encimada por frontão triangular. Esta é ladeada por volutas laterais e duas gárgulas.
A terminar a fachada frontal está uma cruz de braços trilobados.
A fachada principal, virada para oeste, está ladeada por duas torres sineiras idênticas, tendo a da direita quatro sinos e um relógio com o mostrador circular em mármore orientado para sul. Estas torres possuem gárgulas e pináculos sobre os ângulos.
Na fachada lateral sul existe uma porta com moldura retangular e igualmente com um frontão triangular. É ladeada por quatro janelas com vitrais, duas de cada lado, com moldura retangular.
As várias janelas em toda a igreja são decoradas com vitrais com símbolos religiosos.
A fachada posterior inclui duas gárgulas e dois pináculos nos ângulos. Tal como na frontal, também esta termina com uma cruz de braços trilobados, vendo-se uma terceira cruz idêntica a terminar o corpo principal da igreja.
Interiormente, a igreja é composta por três naves longitudinais. As duas laterais estão separadas da principal por quatro arcos de volta perfeita cada uma.
A cada nave corresponde uma capela, sendo a central a capela-mor. Esta última pertence à parte mais antiga do conjunto, visível na abóbada artesoada.
O retábulo-mor apresenta uma talha dourada de grande qualidade de inspiração barroca, possuindo uma excelente imagem de Nossa Senhora dos Anjos, a padroeira da freguesia.
As naves laterais são também decoradas em talha dourada e a do lado norte, à esquerda quando olhamos para a capela-mor, é a capela batismal. É por isso decorada com um painel de azulejos representando o batismo de Jesus Cristo por S. João Batista. Este foi fabricado na casa Viúva Lamego e é de autoria do artista M. Sousa.
Fazem parte deste templo um total de cinco altares, o altar-mor, os dois das naves laterais e os outros a meio da igreja, nas paredes laterais.
Fazem ainda parte da igreja dois púlpitos, um de cada lado e nas colunas que separam os primeiros arcos dos segundos.
Ao fundo da igreja estão dois coros-altos, um sobre a entrada outro junto deste na parede lateral norte. Neste último existe o órgão de vinte e sete tubos.