Igualmente com o mesmo nome está o cruzeiro situado ao lado da capela.
De planta retangular, é formada por uma só nave, em alvenaria. Possui pilastras nos cunhais em cantaria, finalizando por pináculos piramidais com base prismática quadrada e uma esfera no topo.
A fachada em frontão de aletas é formada por um portão de verga reta com moldura. Por cima do lintel tem um frontão triangular. Neste está uma imagem de S. João Batista num painel de azulejos, criado pela fábrica Aleluia de Aveiro e ali posto após as obras em 1976.
Por cima do frontão acrescentou-se uma janela em óculo circular para iluminação do interior.
O portal está ladeado por duas pequenas janelas, também de verga reta, sobrepostas de ondulados.
A fachada termina em volutas, sobre a qual vemos uma cruz florenciada num pequeno plinto de 1699.
Sobre a fachada lateral sul, quase no ângulo com a fachada frontal, existe uma pequena sineira. O sino foi ali colocado em 1964.
O interior apresenta um altar em talha oitocentista, centralizada com a imagem de São João Batista. Possui um painel de azulejos à volta da capela e outros motivos da vida do mesmo santo.
Nas paredes laterais, sobre mísulas existem ainda as imagens de Santo Amaro, S. Vicente de Paula. Além destes há ainda um medalhão policromado em talha renascentista representando Nossa Senhora da Assunção.
Este ponto está situado na localidade Esposende, na freguesia Esposende, Marinhas e Gandra.
(Distância: 214 m SE)
Duas ruas e um largo, todos pertencentes à parte histórica de cidade. As ruas, num trajeto perpendicular ao largo, vão ao encontro deste, tendo o seu início na parte sul da cidade e atravessando-a.
(Distância: 217 m SE)
Edificada sobre a ermida primitiva que pertencia ao século XVI, este templo, cuja construção teve início neste mesmo século, tomou como invocação Santa Maria dos Anjos.
(Distância: 421 m SE)
Na pequena Praça do Município está situado o edifício dos Paços do Concelho. De origem do século XVIII, sofreu remodelações durante os anos até atingir o aspeto atual.
(Distância: 423 m SE)
Este pequeno largo está situado no centro histórico da cidade, igualmente com uma importância por ter três elementos também mediáticos.
(Distância: 432 m SE)
O edifício que recebe o Museu Municipal é um edifício emblemático da cidade pela sua planta e essencialmente pela sua fachada. Foi edificado como Teatro Club abrindo as suas portas no ano de 1911.
(Distância: 437 m SE)
Tal como os Paços do Concelho, está situada na pequena Praça do Município. A Igreja da Misericórdia não tem uma data concreta, sabendo-se que a sua edificação terá ocorrido no tempo de D. Henrique, pertencendo ao século XVI.
(Distância: 612 m SE)
Esta povoação só viria a subir de estatuto à categoria de vila, e consequentemente sede de concelho, em 1572 por Carta Régia de D. Sebastião. Perante tal atributo foi construído o edifício dos Paços do Concelho e o Pelourinho.
(Distância: 717 m SE)
À saída da cidade para Barcelos, num recinto arborizado, encontra-se a Capela de Nossa Senhora da Saúde edificada no séc XVI substituindo a capela primitiva, devotada a São Sebastião.
(Distância: 1 km NW)
Também conhecido como Forte de Esposende, foi edificado entre 1699 e 1704 durante o reinado de D. Pedro II, inserindo-se no plano de proteção da costa portuguesa e da entrada do Rio Cávado.
(Distância: 2 km S)
Considerando ser dois corpos diferentes, a Casa e a Capela estão situadas no cimo de uma grande duna de areia, precisamente junto à praia, e esta dá-lhes o nome de Bonança.