Mosteiro de Arnoia
Mosteiro
Mosteiro de Arnoia
Lateral esquerda

Também é conhecido como Mosteiro de São João de Arnoia, este é um Mosteiro Masculino pertencente à Ordem de São Bento. Não se sabendo ao certo o ano da sua construção, crê-se que tenha sido edificado no final do século X sobre um primitivo e mais modesto cenóbio, de que restam os claustros.

Quanto ao seu fundador, também não se sabe ao certo, havendo duas versões para tal, a primeira é atribuído ao descendente de D. Afonso Henriques, Múnio Moniz, alcaide do Castelo de Arnoia, da qual o seu túmulo vazio se encontra nos claustros. A segunda versão é atribuído ao D. Arnaldo Baião, que então foi denominado Mosteiro de São João do Ermo de Arnoia. Tudo isto se passou nos finais do século IX.

De qualquer maneira, seja de uma versão ou de outra, os monges da Ordem de São Bento ocuparam este edifício desde o seu início até 1834, quando as ordens Religiosas foram extintas no País, passando assim o domínio da paróquia de Arnoia. Atualmente está ali alojada a Santa Casa da Misericórdia e um lar da terceira idade.

Deste mosteiro destaca-se também a igreja compondo assim uma planta longitudinal de nave única e capela-mor quadrangular.

Coordenadas GPS: N 41 22.431' W 008 00.920'  (41.37385, -8.01533)

Temas / Tags

Arnóia, publicado em por