Com referências documentais da segunda década do século XVIII, e segundo a campanha arquitetónica, a capela poderá estar compreendida entre o final do século XVI e todo o século XVII.

História

Capela de N. Sra. do Rosário
Capela de N. Sra. do Rosário
Capela de N. Sra. do Rosário

Com referências documentais da segunda década do século XVIII, a verdade é que não há uma determinada data a situar este pequeno templo religioso. Segundo a campanha arquitetónica, a capela poderá estar compreendida entre o final do século XVI e todo o século XVII, sabendo-se porém que o interior é da segunda metade do século XVII.

Descrição

Em contraste com o exterior, de linhas arquitetónicas muito depuradas, o interior vale pelo conjunto do imóvel merecendo especial destaque por estar todo forrado a azulejos seiscentistas. Mantendo o revestimento inicial, faz da Capela de Nossa Senhora do Rosário a única existente em Braga em tal situação.

Situado no Largo da Capela, esta é formada por nave e capela-mor mais reduzida. A fachada tem como únicos rasgos o portal de verga reta encimado por uma janela retangular a rematar com pináculos piramidais com esferas. Nota-se as marcas de um alpendre que ali existiu, e que foi retirado.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 28.699' W 008 25.651'  (41.47832, -8.42752)

Referências

Temas / Tags

Escudeiros, publicado em por