Com referências documentais da segunda década do século XVIII, e segundo a campanha arquitetónica, a capela poderá estar compreendida entre o final do século XVI e todo o século XVII.
História



Com referências documentais da segunda década do século XVIII, a verdade é que não há uma determinada data a situar este pequeno templo religioso. Segundo a campanha arquitetónica, a capela poderá estar compreendida entre o final do século XVI e todo o século XVII, sabendo-se porém que o interior é da segunda metade do século XVII.
Descrição
Em contraste com o exterior, de linhas arquitetónicas muito depuradas, o interior vale pelo conjunto do imóvel merecendo especial destaque por estar todo forrado a azulejos seiscentistas. Mantendo o revestimento inicial, faz da Capela de Nossa Senhora do Rosário a única existente em Braga em tal situação.
Situado no Largo da Capela, esta é formada por nave e capela-mor mais reduzida. A fachada tem como únicos rasgos o portal de verga reta encimado por uma janela retangular a rematar com pináculos piramidais com esferas. Nota-se as marcas de um alpendre que ali existiu, e que foi retirado.
Localização
Referências
- Direção-Geral do Património Cultural. «Capela de Nossa Senhora do Rosário»