História da Cidade

Vista Geral de Braga
Vista a partir do
Santuário do Sameiro

Braga, uma cidade que aos poucos e poucos se vai afirmando como digna representante da história, baseado em factos que em muito contribuíram para que na atualidade tenha vários títulos.

É a mais antiga da Europa, a terra dos Arcebispos, a terceira mais jovem da Europa e finalmente, a nível mais nacional, a terceira maior cidade de Portugal.

Vista Geral de Braga
Vista Geral de Braga

O nome de Braga remonta ao período Mesolítico, muito antes da invasão dos romanos na Península Ibérica, onde já era habitada por uma tribo chamada de Brácaros. Foi mais tarde rebatizada pelos romanos de Bracara Augusta, acabando por se transformar em Braga com a Idade Média.

Evolução

Vista Geral de Braga
Vista Geral de Braga

Brácaros, romanos, suevos, muçulmanos, foram os povos que até à Nacionalidade marcaram nos respetivos períodos a cidade. Seguiu-se então a afirmação da Nacionalidade, a marca de uma cidade católica, com a importância do Primado Católico a dirigir o rumo da cidade.

São mais de dois mil anos de peso e consagração evidenciados nos seus monumentos. Tornou-se numa cidade de orgulho, cosmopolita e multicolor, atingindo cenários de sucesso e prosperidade em áreas tão vitais como a cultura, comércio, indústria e serviços.

Com uma população de quase duzentos mil habitantes, continua a fazer história numa cidade de vários títulos.

Braga, publicado em por