Nesta parte conventual insere-se o Museu Pio XII no extremo nascente e a Igreja de São Paulo na lateral, para o largo com o mesmo nome.
Edifício do século XVI, foi mandado edificar pelo Arcebispo D. Frei Bartolomeu dos Mártires para os Jesuítas. Com a extinção da Companhia, em 1785, o então Arcebispo Gaspar de Bragança entregou o colégio às Ursulinas de Viana que aqui se estabeleceram até 1878. Nesta data o edifício viria a ser destinado para um seminário, e assim permaneceu até 1910.
Com a República o edifício viria albergar o quartel do Regimento de Cavalaria que ali esteve até 1948, altura em que foi devolvido à igreja, e com ela passou a funcionar o Curso Filosófico dos Seminários Arquidiocesanos.
Em 1957 o reitor do Seminário Cónego Luciano dos Santos fundou o Museu Pio XII, e atualmente serve de Casa Sacerdotal.
Este ponto está situado na localidade Braga, na freguesia Braga (Maximinos, Sé e Cividade).
(Distância: 52 m W)
O oratório deve-se à grande devoção da população de Braga, pelo facto de a cidade ter sido poupada no terramoto de 1755, por intervenção de Nossa Senhora.
(Distância: 68 m NW)
Este templo religioso foi edificado no século XVI a mando da Companhia de Jesus, sob a orientação do Arcebispo de Braga D. Bartolomeu dos Mártires e do Cardeal Rei de Portugal.
(Distância: 83 m NW)
O nome dado à Igreja de Santiago deve-se a que esta estava na antiga rota dos Caminhos de Santiago de Compostela.
(Distância: 202 m N)
Casa dos Paivas ou Casa da Roda, dos finais do século XV e princípios do XVI, situa-se nas traseiras da Sé Catedral, na rua de Nossa Senhora do Leite.
(Distância: 205 m NE)
O conjunto dos Coimbra, assim denominado à Casa e Capela, está situado no centro histórico, com a casa para o largo de Santa Cruz e a Capela para o largo de São João de Souto.
(Distância: 208 m NE)
A Igreja de Santa Cruz foi mandada edificar no início do século XVII, um período em que o barroco predominava e em que Braga evidencia a arte como sendo o principal marco da cidade.
(Distância: 224 m NW)
Anterior à Nacionalidade, esta edificação do século XI é a Catedral mais antiga de Portugal.
(Distância: 231 m NE)
São João do Souto dá o nome à freguesia, ao largo onde o templo religioso se situa e também ao próprio templo que remonta ao tempo medieval, ao século XII.
(Distância: 231 m NE)
Esta fachada é a entrada principal do hospital, uma fachada imponente bem representativa do estilo barroco em Portugal.
(Distância: 236 m N)
Um pelourinho bastante atribulado tanto na sua localização com as várias deslocações sofridas, como na sua estrutura.