É conhecido como Seminário de Santiago, pois está situado no largo com o mesmo nome para o qual a fachada principal está orientada. A esta parte conventual insere-se o Museu Pio XII no extremo nascente e a Igreja de São Paulo na lateral.
Situação

e porta da vila

É conhecido como Seminário de Santiago, pois está situado no largo com o mesmo nome para o qual a fachada principal está orientada. A esta parte conventual insere-se o Museu Pio XII no extremo nascente e a Igreja de São Paulo na lateral, para o largo com o mesmo nome.
História
Edifício do século XVI, foi mandado edificar pelo Arcebispo D. Frei Bartolomeu dos Mártires para os Jesuítas. Com a extinção da Companhia, em 1785, o então Arcebispo Gaspar de Bragança entregou o colégio às Ursulinas de Viana que aqui se estabeleceram até 1878. Nesta data o edifício viria a ser destinado para um seminário, e assim permaneceu até 1910.
Com a República o edifício viria albergar o quartel do Regimento de Cavalaria que ali esteve até 1948, altura em que foi devolvido à igreja, e com ela passou a funcionar o Curso Filosófico dos Seminários Arquidiocesanos.
Em 1957 o reitor do Seminário Cónego Luciano dos Santos fundou o Museu Pio XII, e atualmente serve de Casa Sacerdotal.