Edificada nos finais do século XVII deve-se à Ordem Terceira de São Francisco, na qual pretendiam ter sede própria.

Origem

Igreja dos Terceiros
Fachada da Igreja

Confrontando com duas ruas, do Castelo e dos Capelistas, e com o Largo de São Francisco, é vizinha da Torre de Menagem.

Edificada nos finais do século XVII deve-se à Ordem Terceira de São Francisco, na qual pretendiam ter sede própria. A Ordem esteve antes na Sé de Braga e na Capela Espírito Santo, do hospital de São Marcos.

Descrição

No início do século XVIII a fachada deste templo foi demolida, tendo sido concebida uma outra na qual resulta uma maior proximidade com as fachadas das Igrejas de São Vicente e São Vitor, edificadas na mesma época.

A igreja é de planta retangular formada por uma nave e capela-mor. A torre sineira está nas traseiras da igreja.

Fachada

A fachada da igreja, seguindo uma linha de tradição maneirista, está delimitada por cunhais de pilastras e é rematada por pináculos elevados.

O portal de moldura reta é ladeado por duas cartelas retangulares e encimado por um frontão triangular. Este conjunto está encimado por um óculo central e ladeado por duas janelas retangulares, com frontão de volutas. No entablamento encontra-se o brasão da Ordem.

O remate da fachada é constituído ao centro por volutas de maior dimensão e outros enrolamentos. É centrado por um nicho com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, também envolto em volutas. Está ladeado e sobreposto por pilastras com uma cruz centrada.

Classificação

Está classificado como Imóvel de Interesse Público

Localização

Coordenadas GPS: N 41 33.101' W 008 25.450'  (41.55168, -8.42417)

Referências

Temas / Tags

Braga, publicado em por