A Igreja da Lapa, que se confunde com a Arcada, foi construída devido ao facto de, em 1757, um padre e Cónego da Sé de São Paulo ali ter colocado uma estampa da Nossa Senhora da Lapa, aproveitando para pregar, rezar e cantar, de modo a atrair o povo. A devoção atingiu tais proporções que D. Gaspar de Bragança, Arcebispo de Braga, autorizou a construção de uma capela.

Origem da Devoção

Igreja da Lapa
Igreja na Arcada

O aparecimento da Igreja da Lapa, que se confunde com a Arcada, deve-se ao facto de que, em 1757, um padre e Cónego da Sé de São Paulo estava em Portugal em pregações e Braga realizava essa manifestação religiosa na Arcada.

O espaço era bastante frequentado e ali o então Cónego colocou uma estampa da Nossa Senhora da Lapa, aproveitando para pregar, rezar e cantar, de modo a atrair o povo. A devoção atingiu tais proporções que D. Gaspar de Bragança, Arcebispo de Braga, autorizou a construção de uma capela.

Estrutura

Igreja da Lapa na Arcada
Fachada

Datada do século XVIII, a Igreja da Lapa desenvolve-se longitudinalmente e apresenta uma planta retangular formada por uma nave de panos recortados côncavos nos ângulos e capela-mor também retangular. A esta e numa fase posterior foi adossada a torre sineira.

A fachada em granito é formada pelo portal principal, em verga reta, ladeado por dois nichos com imagens, antecedendo-lhe a nártex que dá seguimento à Arcada.

Interior

Igreja da Lapa - interior
Interior da Igreja

No interior, a nave com uma cobertura em cúpula é revestido de azulejos oitocentistas e retábulos de talha em polícroma neoclássicos com decoração rococó.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 33.090' W 008 25.407'  (41.55150, -8.42345)

Referências

Temas / Tags

Braga, publicado em por