A Casa dos Paivas ou Casa da Roda, edifício dos finais do século XV e princípios do XVI, situa-se nas traseiras da Sé Catedral, na esquina entre a rua de Nossa Senhora do Leite e a Rua de São João.

Origem

Casa Paivas ou Casa da Roda
Fachada oeste e sul
Casa Paivas ou Casa da Roda
Fachada sul e Sé

Casa dos Paivas ou Casa da Roda, situa-se nas traseiras da Sé Catedral, na rua de Nossa Senhora do Leite.

Este edifício dos finais do século XV e princípios do XVI faz parte das construções em que se ampliavam e melhoravam as residências, com a entrada principal para a rua, no âmbito do melhoramento urbano com uma nova perspetiva de socialização com os novos arruamentos.

Em 1897 a Câmara Municipal alugou as instalações para albergar o Hospícios dos Expostos, conhecido como a Casa da Roda. Passado um século, o edifício foi comprado pela mesma entidade para fins administrativos e assistenciais. Atualmente alberga a Junta de Freguesia de São João do Couto.

Estrutura

Com uma planta em L, é formada por dois andares que se desenvolvem à volta do pátio.

A fachada principal, orientada para a rua Nossa Senhora do Leite, é formada pela porta central em arco de volta perfeita ladeada por duas janelas com o mesmo tipo de abertura. São encimadas por duas janelas, também em arco de volta perfeita, a assumir o andar nobre.

A fachada orientada para a rua de São João exibe no piso nobre três janelas e duas portas para pequenas sacadas com guardas de ferro, com todos os rasgos a serem em arco de volta perfeita. No piso térreo é formado por três portas e uma janela correspondentes às aberturas do piso de cima, com exceção da última em que tem uma pequena janela retangular.

Classificação

Está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 33.001' W 008 25.588'  (41.55002, -8.42647)

Referências

Temas / Tags

Braga, publicado em por