Este edifício dos finais do século XV e princípios do XVI faz parte das construções em que se ampliavam e melhoravam as residências, com a entrada principal para a rua, no âmbito do melhoramento urbano com uma nova perspetiva de socialização com os novos arruamentos.
Em 1897 a Câmara Municipal alugou as instalações para albergar o Hospícios dos Expostos, conhecido como a Casa da Roda. Passado um século, o edifício foi comprado pela mesma entidade para fins administrativos e assistenciais. Atualmente alberga a Junta de Freguesia de São João do Couto.
Com uma planta em L, é formada por dois andares que se desenvolvem à volta do pátio.
A fachada principal, orientada para a rua Nossa Senhora do Leite, é formada pela porta central em arco de volta perfeita ladeada por duas janelas com o mesmo tipo de abertura. São encimadas por duas janelas, também em arco de volta perfeita, a assumir o andar nobre.
A fachada orientada para a rua de São João exibe no piso nobre três janelas e duas portas para pequenas sacadas com guardas de ferro, com todos os rasgos a serem em arco de volta perfeita. No piso térreo é formado por três portas e uma janela correspondentes às aberturas do piso de cima, com exceção da última em que tem uma pequena janela retangular.
Está classificada como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Braga, na freguesia Braga (Maximinos, Sé e Cividade).
(Distância: 42 m NW)
Um pelourinho bastante atribulado tanto na sua localização com as várias deslocações sofridas, como na sua estrutura.
(Distância: 73 m NW)
A construção desta igreja iniciou em 1560, junto à Sé. Segundo uma inscrição no portal principal, terminou em 1562, ano possivelmente relativo à fachada.
(Distância: 87 m W)
Anterior à Nacionalidade, esta edificação do século XI é a Catedral mais antiga de Portugal.
(Distância: 122 m NE)
Esta é a rua que atravessa a Braga histórica, em que o início é na Avenida Central, junto à Arcada, e termina no Arco da Porta Nova.
(Distância: 130 m NW)
Paço Episcopal, um nome que se mantém mas em que o seu verdadeiro significado deixou de fazer sentido há muito tempo. O Paço Episcopal é, a seguir à Sé Catedral, o edifício mais relevante e emblemático da cidade de Braga
(Distância: 140 m E)
O conjunto dos Coimbra, assim denominado à Casa e Capela, está situado no centro histórico, com a casa para o largo de Santa Cruz e a Capela para o largo de São João de Souto.
(Distância: 149 m E)
São João do Souto dá o nome à freguesia, ao largo onde o templo religioso se situa e também ao próprio templo que remonta ao tempo medieval, ao século XII.
(Distância: 152 m NW)
Situada na parte histórica da cidade de Braga, a Praça do Município simboliza um espaço que alberga a instituição máxima da cidade.
(Distância: 159 m N)
É dos jardins mais emblemáticos da cidade, uma pequena beleza no centro histórico de Braga, num pequeno canto que se liga ao Paço Episcopal através dos seus claustros.
(Distância: 161 m S)
O nome dado à Igreja de Santiago deve-se a que esta estava na antiga rota dos Caminhos de Santiago de Compostela.