Casa dos Paivas
Casa dos Paivas ou Casa da Roda, dos finais do século XV e princípios do XVI, situa-se nas traseiras da Sé Catedral, na rua de Nossa Senhora do Leite.
Temas / Tags
Casa Paivas ou Casa da Roda
Fachada oeste e sul
Casa Paivas ou Casa da Roda
Fachada sul e Sé

Este edifício dos finais do século XV e princípios do XVI faz parte das construções em que se ampliavam e melhoravam as residências, com a entrada principal para a rua, no âmbito do melhoramento urbano com uma nova perspetiva de socialização com os novos arruamentos.

Em 1897 a Câmara Municipal alugou as instalações para albergar o Hospícios dos Expostos, conhecido como a Casa da Roda. Passado um século, o edifício foi comprado pela mesma entidade para fins administrativos e assistenciais. Atualmente alberga a Junta de Freguesia de São João do Couto.

Estrutura

Com uma planta em L, é formada por dois andares que se desenvolvem à volta do pátio.

A fachada principal, orientada para a rua Nossa Senhora do Leite, é formada pela porta central em arco de volta perfeita ladeada por duas janelas com o mesmo tipo de abertura. São encimadas por duas janelas, também em arco de volta perfeita, a assumir o andar nobre.

A fachada orientada para a rua de São João exibe no piso nobre três janelas e duas portas para pequenas sacadas com guardas de ferro, com todos os rasgos a serem em arco de volta perfeita. No piso térreo é formado por três portas e uma janela correspondentes às aberturas do piso de cima, com exceção da última em que tem uma pequena janela retangular.

Classificação

Está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Veja Também

  • Veja outros pontos de interesse
  • Outras localidades deste concelho Braga

Localização

Coordenadas GPS: N 41 33.001' W 008 25.588'  (41.55002, -8.42647)

Referências

Braga, publicado em por