Casa dos Maciéis Aranhas
O edifício que serviu de residência da Família Maciéis Aranhas foi um dos poucos sobreviventes no desenvolvimento deste Campo da Vinha, atualmente denominado de Praça do Conde de Agrolongo.
Temas / Tags
Solar Macieis Aranha
Fachada oeste e sul
Solar Macieis Aranha
Fachada oeste
Solar Macieis Aranha
Fachada sul e leste

Muitos outros edifícios deste local acabaram por desaparecer como foi o caso de alguns edifícios religiosos.

Uma construção barroca do século XVIII, acabou por desempenhar um papel importante no contexto urbano uma vez que a construção viria a pertencer ao primeiro e mais antigo espaço público da cidade extra-muros.

Situado no extremo poente da praça, muito perto do Convento do Pópulo, a casa dos Maciéis Aranhas acaba por ser um pouco o motivo de discórdia quanto à sua verdadeira fundação. Acredita-se que pertence ao início do século XVIII, talvez do final do século anterior. O portal corresponde ao século passado.

Descrição

Trata-se de uma construção com uma planta em U, sendo o portal a fazer a ligação entre os extremos. Este é delimitado por pilastras toscanas e está encimado por um entablamento com um frontão no qual se exibe as armas da Família Maciel e Aranha.

É um edifício de dois pisos de três panos, com o pano central mais recuado que os outros dois panos, sendo este constituído por uma sacada assente em mísulas, à qual o acesso é feito por uma escadaria. Os rasgos existentes relativos às portas e janelas são em molduras de verga reta.

Classificação

Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1971.

Veja Também

  • Veja outros pontos de interesse
  • Outras localidades deste concelho Braga

Localização

Coordenadas GPS: N 41 33.160' W 008 25.685'  (41.55267, -8.42808)

Referências

Braga, publicado em por