No lugar de Mondim, a Igreja Velha, considerada como uma das sete maravilhas do Concelho de Barcelos, remonta à época suevo-visigótica, talvez um pouco antes do século IX.

História

Igreja de Panque
Frente e galilé
Igreja de Panque
Lateral norte
Igreja de Panque
Lateral sul

No lugar de Mondim, a Igreja Velha está considerada como uma das sete maravilhas do Concelho de Barcelos.Tal denominação é atribuída ao fato de esta freguesia perder este estatuto para a vizinha Panque, restando apenas a denominação de Igreja Velha de Mondim.

Remontando a uma época suevo-visigótica, a Igreja de Mondim é igualmente transportada para uma época do pré-românico, talvez situando-se um pouco antes do século IX. Na verdade e apesar de fundamental, este é o único dado atribuído ao templo, por falta de dados históricos.

Descrição

Igreja de Panque
Portal e galilé

Uma edificação em pedra, tem a sua fachada principal orientada a oeste. É formada por dois corpos, nave e capela-mor, sendo este corpo mais pequeno que a nave.

A fachada é apresentada por um rasgo do portal principal em arco de volta perfeita, antecedida por uma galilé e encimada por um nicho com uma imagem em pedra. É finalizada por uma cruz latina e dois pináculos piramidais nas laterais, seguindo-se por uma sineira em arco de volta perfeita no lado esquerdo.

A entrada é antecedida por uma cobertura sobreposta a duas colunas. No lado esquerdo, adossado à capela-mor, está a sacristia e, na nave, duas aberturas retangulares permitindo a entrada de luz.

No lado contrário, na parede da nave, duas aberturas, uma sobreposta a outra, com a inferior a pertencer a uma porta e a superior a uma janela. Na capela-mor existem ainda duas janelas paralelas.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 37.646' W 008 36.114'  (41.62743, -8.60190)

Temas / Tags

Panque, publicado em por