Ponte de Barcelos
Ponte de Barcelos
A ponte de Barcelos, que atravessa o rio Cávado e une as margens entre Barcelinhos e Barcelos, construída no século XIV, torna-se num dos monumentos mais influentes da cidade da altura e da baixa medieval.
Ponte de Barcelos

A ponte deve em parte a sua construção à Capela Santa Maria da Ponte e aos peregrinos de Santiago de Compostela, pois a capela servia-lhes de apoio.

A ponte teve a sua construção no século XIV, mais concretamente em 1328, pois é desse ano a instituição da Capela de Santa Maria da Ponte que decorreu durante o período de D. Pedro, filho de D. Dinis.

Esta ponte medieval, contrariamente a outras da época, foi concebida de maneira a que permitisse vencer as alturas das difíceis margens do Cávado. Foi feita de maneira a que, no tabuleiro, fosse adotado um perfil completamente horizontal, devendo-se também por isso a uma longa e prolongada travessia.

Este novo sistema permitiu uma melhor afluência à então Vila de Barcelos de pessoas, mercadorias e comércio, dado que esta se encontrava no principal eixo da rota entre o Douro e Minho. Nesta orientação a ponte conferiu uma importância à localidade e consequentemente uma maior intensidade de tráfego.

Obras

Ponte de Barcelos

Houve necessidade, nos séculos posteriores, de campanhas de obras de consolidação e de beneficiação.

As mais importantes realizaram-se nos séculos XVII e XIX, sendo que as primeiras obras permitiram um alargamento e regularização do tabuleiro. Nas segundas obras deu-se o alargamento da zona transitável e a retirada das ameias, elementos quatrocentistas que se mostravam ao longo das guardas.

Descrição

A ponte é formada por cinco arcos de volta perfeita, sendo os dois centrais um pouco mais elevados que os restantes. Os arcos centrais são complementados por talha-mares triangulares a montante e quadrados a jusante.

O tabuleiro é reto com cem metros de comprimento e quinze metros de largura.

Classificação

Está classificada como Monumento Nacional desde 1910.

Localização

Este ponto está situado na localidade Barcelos, na freguesia Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha (São Martinho e São Pedro).

Coordenadas GPS: N 41 31.652' W 008 37.339'  (41.52753, -8.62232)

Referências

 

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Paço dos Condes de Barcelos

Paço dos Condes de Barcelos - Visitar Portugal

(Distância: 67 m N)
Também conhecido como Paço dos Duques de Bragança, esta edificação, que se tornou no ex-libris da cidade de Barcelos, está situado num ponto elevado da cidade, marcando presença sobre a ponte e o rio.

Capela de Nossa Senhora da Ponte

Capela de Nossa Senhora da Ponte - Visitar Portugal

(Distância: 82 m S)
Este pequeno edifício religioso teve a sua origem na época medieval, remontando ao ano de 1328. O alpendre a contornar a capela foi feito para permitir o descanso dos peregrinos dos Caminhos de Santiago.

Pelourinho de Barcelos

Pelourinho de Barcelos - Visitar Portugal

(Distância: 84 m N)
Barcelos recebeu o primeiro foral com D. Afonso Henriques. Foi renovado de D. Manuel I, simbolizado pela construção do Pelourinho em 1515, um dos mais emblemáticos do reinado.

Igreja Matriz de Barcelos

Igreja Matriz de Barcelos - Visitar Portugal

(Distância: 113 m N)
Dedicada a Santa Maria, esta igreja está atribuída entre dois estilos, remontando ao tempo de transição entre o românico e o gótico, tendo em conta panos construtivos e decorativos.

Solar dos Pinheiros

Solar dos Pinheiros - Visitar Portugal

(Distância: 131 m NW)
Este solar é uma edificação dos princípios do século XV a mando de Pedro Esteves, mas modificado entre os séculos XV e XVII.

Edifício dos Paços do Concelho

Edifício dos Paços do Concelho - Visitar Portugal

(Distância: 151 m N)
Situado na parte histórica da cidade, o edifício da Câmara Municipal enquadra-se com um conjunto de outros monumentos históricos da cidade, para a qual a sua fachada principal está orientada.

Rua Principal

Rua Principal - Visitar Portugal

(Distância: 260 m N)
Esta rua, de seu nome Dr. António Barroso, é uma das muitas do centro histórico de Barcelos, conduzindo ao Largo da Porta Nova.

Rio Cávado

Rio Cávado - Visitar Portugal

(Distância: 322 m E)
Para complementar a história da cidade de Barcelos, esta é banhada pelo rio verdadeiramente português que tem a sua origem nas terras altas da Serra do Larouco.

Igreja Matriz de Santo André

Igreja Matriz de Santo André - Visitar Portugal

(Distância: 351 m S)
A Igreja Matriz da freguesia de Barcelinhos é dedicada a Santo André. No interior contém altares de talha do século XVII.

Casa dos Machado da Maia

Casa dos Machado da Maia - Visitar Portugal

(Distância: 387 m NE)
No centro da parte histórica de Barcelos, no Largo Dr. José Novais, está situada aquela que é considerada um dos edifícios manuelinos mais completos e perfeitos que existem no concelho de Barcelos.

gif