Paço dos Condes de Barcelos
Paço dos Condes de Barcelos
Também conhecido como Paço dos Duques de Bragança, esta edificação, que se tornou no ex-libris da cidade de Barcelos, está situado num ponto elevado da cidade, marcando presença sobre a ponte e o rio.
Paço dos Condes de Barcelos
Painel do séc. XVI
Paço dos Condes de Barcelos
Painel do séc. XVIII

É conhecido como o título deste artigo o designa, ou como Paço dos Duques de Bragança. Na verdade os dois nomes são possíveis, uma vez que os Condes de Barcelos são originários da Casa de Bragança, sendo o 1º Duque de Bragança o 8º Conde de Barcelos, D. Afonso, filho natural de D. João I, que se liga à edificação destes Paços no século XV.

Paço dos Condes de Barcelos

Esta edificação, que se tornou no ex-libris da cidade de Barcelos, foi também um elemento fundamental, pois não se pode dissociar das muralhas do castelo que o circundava. Situado num ponto elevado da cidade, marca presença sobre a ponte e o rio de que se situa na margem norte.

Início

Paço dos Condes de Barcelos
Paço dos Condes de Barcelos
Paço dos Condes de Barcelos
Paço dos Condes de Barcelos
Paço dos Condes de Barcelos

Iniciado pelo oitavo Conde de Barcelos, as obras continuaram com os seus sucessores, o nono e décimo Condes de Barcelos, sendo a finalização a pertencer ao décimo Conde.

Muito raramente podemos ver um edifício, do género pelo qual foi edificado, estar em ruínas. Este Paço é o testemunho das construções apalaçadas da Idade Média, em que a sua edificação servia de residência para os Alcaides ou proprietários, no processo de engrandecimento das fortalezas.

Ao longo dos tempos sofreu muitas alterações. Segundo algumas reconstituições e pinturas, é dado a conhecer um edifício de cinco corpos adossados entre si, dos quais quatro deles com espaços turriformes de planta quadrada e um quinto espaço retangular de dimensões vantajosas.

Descrição

Com uma planta caraterizante do início do século XV, é formado por um corpo central alongado de mais três registos, aos quais se associavam corpos laterais e um último a norte.

Paço dos Condes de Barcelos
Paço dos Condes de Barcelos
Paço dos Condes de Barcelos

O Paço manteve-se edificado cerca de duzentos anos, começando a sua ruína no início do século XVII, havendo indicações de mau estado de conservação. As suas pedras serviram depois para a renovação da Igreja Matriz, como também vieram a servir para outras edificações feitas no decorrer do século XIX.

Museu Arqueológico

No século XX, mais concretamente em 1920, o Paço já tinha atingido o estado de degradação que hoje podemos ver. O espaço interno adquiriu então uma nova funcionalidade, albergando o Museu Arqueológico de Barcelos.

Classificação

Mesmo a apresentar-se em ruínas, o Paço dos Condes de Barcelos está, desde 1910, classificado como Monumento Nacional.

Localização

Este ponto está situado na localidade Barcelos, na freguesia Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha (São Martinho e São Pedro).

Coordenadas GPS: N 41 31.688' W 008 37.335'  (41.52813, -8.62225)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Pelourinho de Barcelos

Pelourinho de Barcelos - Visitar Portugal

(Distância: 29 m NW)
Barcelos recebeu o primeiro foral com D. Afonso Henriques. Foi renovado de D. Manuel I, simbolizado pela construção do Pelourinho em 1515, um dos mais emblemáticos do reinado.

Igreja Matriz de Barcelos

Igreja Matriz de Barcelos - Visitar Portugal

(Distância: 48 m N)
Dedicada a Santa Maria, esta igreja está atribuída entre dois estilos, remontando ao tempo de transição entre o românico e o gótico, tendo em conta panos construtivos e decorativos.

Ponte de Barcelos

Ponte de Barcelos - Visitar Portugal

(Distância: 67 m S)
A ponte de Barcelos, que atravessa o rio Cávado e une as margens entre Barcelinhos e Barcelos, construída no século XIV, torna-se num dos monumentos mais influentes da cidade da altura e da baixa medieval.

Solar dos Pinheiros

Solar dos Pinheiros - Visitar Portugal

(Distância: 85 m NW)
Este solar é uma edificação dos princípios do século XV a mando de Pedro Esteves, mas modificado entre os séculos XV e XVII.

Edifício dos Paços do Concelho

Edifício dos Paços do Concelho - Visitar Portugal

(Distância: 85 m N)
Situado na parte histórica da cidade, o edifício da Câmara Municipal enquadra-se com um conjunto de outros monumentos históricos da cidade, para a qual a sua fachada principal está orientada.

Capela de Nossa Senhora da Ponte

Capela de Nossa Senhora da Ponte - Visitar Portugal

(Distância: 149 m S)
Este pequeno edifício religioso teve a sua origem na época medieval, remontando ao ano de 1328. O alpendre a contornar a capela foi feito para permitir o descanso dos peregrinos dos Caminhos de Santiago.

Rua Principal

Rua Principal - Visitar Portugal

(Distância: 194 m N)
Esta rua, de seu nome Dr. António Barroso, é uma das muitas do centro histórico de Barcelos, conduzindo ao Largo da Porta Nova.

Rio Cávado

Rio Cávado - Visitar Portugal

(Distância: 305 m E)
Para complementar a história da cidade de Barcelos, esta é banhada pelo rio verdadeiramente português que tem a sua origem nas terras altas da Serra do Larouco.

Casa dos Machado da Maia

Casa dos Machado da Maia - Visitar Portugal

(Distância: 327 m NE)
No centro da parte histórica de Barcelos, no Largo Dr. José Novais, está situada aquela que é considerada um dos edifícios manuelinos mais completos e perfeitos que existem no concelho de Barcelos.

Torre da Porta Nova

Torre da Porta Nova - Visitar Portugal

(Distância: 360 m NE)
A Torre da Porta Nova é a estrutura mais evidente dos vestígios das muralhas que a cidade de Barcelos possui da época medieval.

gif