Dedicada a Santa Maria, a Igreja de Santa Maria Maior de Barcelos está atribuída entre dois estilos, remontando ao tempo de transição entre o românico e o gótico, tendo em conta panos construtivos e decorativos.

Origem

Igreja de Santa Maria Maior

A Igreja está situada no centro histórico de Barcelos, tendo em seu redor o Palácio dos Pinheiros, o Paço dos Duques e o Pelourinho.

A ideia de um templo românico é acompanhada com a história da Vila, em que o foral remonta ao tempo de D. Afonso Henriques e é sede de concelho desde D. Dinis. Já existia um templo no lugar do atual e, na verdade, o que resta é um aspeto geral tipicamente românico.

Igreja de Santa Maria Maior
Igreja de Santa Maria Maior
Igreja de Santa Maria Maior

Por outro lado o gótico assenta em fundamentos bastantes fortes, com a remodelação feita por D. Pedro no século XIV, pois a reconstrução deve-se a este monarca, seguindo alguns exemplos do gótico mendicante de Santarém.

Os sintomas deste estilo chegam as naves, das quais a do norte é mais larga que a do sul, ou os capitéis que transcendem um estilo do século XIV. Ainda como sinais, temos o portal principal com o seu corpo avançado e ladeado por dois contrafortes poderosos e capitéis das arquivoltas predominantemente vegetalistas.

Igreja de Santa Maria Maior
Igreja de Santa Maria Maior
Igreja de Santa Maria Maior

Nos séculos seguintes a igreja viria a sofrer uma profunda remodelação no século XV, e nos três seguintes teria enriquecimentos, com capelas, retábulos, a torre sineira, a rosácea, azulejos, e outros.

Descrição

Orientada longitudinalmente, a igreja é formada por nave e capela-mor.

A fachada principal em empena triangular é formada por um portal delimitado por dois contrafortes, de remate em ogiva e com o mesmo sentido é composto por arquivoltas assentes em colunelos de fuste liso e capitéis ornamentadas. É encimado por uma rosácea com molduras de círculos concêntricos e aberta em pedra.

À direita está anexada a torre sineira, formada por cinco janelas em arco de volta perfeita.

Classificação

A Igreja Matriz, e todo o conjunto que a rodeia, está classificada como Monumento Nacional desde 1927.

Localização

A Igreja Matriz de Barcelos está situada na zona histórica da cidade, a poucos metros da Ponte Medieval e do Rio Cávado.

Coordenadas GPS: N 41 31.713' W 008 37.344'  (41.52855, -8.62240)

Referências

Temas / Tags

Barcelos, publicado em por