No centro da parte histórica de Barcelos, no Largo Dr. José Novais, está situada aquela que é considerada um dos edifícios manuelinos mais completos e perfeitos que existem no concelho de Barcelos.

Origem

Casa dos Machados da Maia

No centro da parte histórica de Barcelos, no Largo Dr. José Novais, está situada aquela que é considerada pelos entendidos como um dos edifícios manuelinos mais completos e perfeitos que existem no concelho de Barcelos, todavia alterada com o decorrer dos tempos, nomeadamente nas janelas do piso superior.

É uma construção da primeira metade do século XVI, para residência da família Machado da Maia, feita a mando de António Machado da Maia. Manteve-se na Família até aos finais do século XIX, não tendo sido habitada desde o século XVII. Durante mais ou menos cem anos o Solar esteve em diversos proprietários até que, em 1990, foi adquirida pela Câmara Municipal. Ali instalou a Biblioteca Municipal, que perdura até agora, após demoradas obras de restauração.

Descrição

Edifício de construção em pedra, de planta retangular de dois pisos, completado pela riqueza decorativa dos vãos e merlões do remate.

No piso térreo é formado por duas portas nas extremidades do prédio, das quais a da direita é em arco quebrado e a da esquerda em verga reta. Entre estas duas existe uma pequena janela quadrangular. No piso superior apresentam-se quatro janelas, todas em moldura reta, encimadas por uma linha manuelina. Todas estas possuem sacadas com guardas de ferro. Para remate os vãos são decorados com merlões.

Localização

Este solar está situado em frente da Torre Medieval e do Largo da Porta Nova, no centro histórico da cidade.

Coordenadas GPS: N 41 31.834' W 008 37.203'  (41.53057, -8.62005)

Temas / Tags

Barcelos, publicado em por