Casa dos Machados da Maia
No centro da parte histórica de Barcelos, no Largo Dr. José Novais, está situada aquela que é considerada um dos edifícios manuelinos mais completos e perfeitos que existem no concelho de Barcelos.
Temas / Tags
Casa dos Machados da Maia

Esta casa foi alterada com o decorrer dos tempos, nomeadamente nas janelas do piso superior.

É uma construção da primeira metade do século XVI, para residência da família Machado da Maia, feita a mando de António Machado da Maia. Manteve-se na Família até aos finais do século XIX, não tendo sido habitada desde o século XVII. Durante mais ou menos cem anos o Solar esteve em diversos proprietários até que, em 1990, foi adquirida pela Câmara Municipal. Ali instalou a Biblioteca Municipal, que perdura até agora, após demoradas obras de restauração.

Descrição

Edifício de construção em pedra, de planta retangular de dois pisos, completado pela riqueza decorativa dos vãos e merlões do remate.

No piso térreo é formado por duas portas nas extremidades do prédio, das quais a da direita é em arco quebrado e a da esquerda em verga reta. Entre estas duas existe uma pequena janela quadrangular. No piso superior apresentam-se quatro janelas, todas em moldura reta, encimadas por uma linha manuelina. Todas estas possuem sacadas com guardas de ferro. Para remate os vãos são decorados com merlões.

Veja Também

  • Outras localidades deste concelho Barcelos

Localização

Este solar está situado em frente da Torre Medieval e do Largo da Porta Nova, no centro histórico da cidade.

Coordenadas GPS: N 41 31.834' W 008 37.203'  (41.53057, -8.62005)
Barcelos, publicado em por