Situada no Largo Cinco de Outubro, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Terço, é um edifício do início do século XVIII, sendo considerado como a casa mais decorada de Barcelos, com base nas cimalhas das janelas em forma de conchas e penachos de ramos.

Casa dos Beça Meneses
Fachada da Casa
Beça Meneses

Situada no Largo Cinco de Outubro, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Terço, encontra-se o Solar da Família Beça (ou Bessa) Meneses. Edifício de residência e como tal foi edificado às portas da cidade de Barcelos, estando no limite da considerada zona histórica da localidade.

Deste edifício só consta que a sua cronologia corresponde aos inícios do século XVIII, sendo considerado como a casa mais decorada de Barcelos, com base nas cimalhas das janelas em forma de conchas e penachos de ramos.

De planta retangular, está delimitado por pilastras e pináculos. É formado por dois pisos finalizado, na cobertura, por águas furtadas. No piso térreo é composto, ao centro, pelo portal central em arco abatido e na cimalha deste, ao centro, encontra-se uma concha decorativa. É ladeado por duas janelas lobuladas e, nos extremos do edifício, duas janelas em cada lado em verga reta.

No piso superior, a pertencer à parte nobre da casa, é formado por sete janelas, das quais a central se encontra por cima da porta central e a acompanhar esta, em arco abatido. Está sobreposta a pedra de armas da Familía. As restantes seis são todas em verga reta, com sacadas em guarda de ferro. Todos estes rasgos possuem cimalhas e estão decoradas com penachos de ramos.

Coordenadas GPS: N 41 32.039' W 008 37.196'  (41.53398, -8.61993)

Temas / Tags

Barcelos, publicado em por