Mosteiro de Vilar de Frades
Mosteiro de Vilar de Frades
Este conjunto monástico é atualmente conhecido por Igreja de Salvador de Vilar de Frades, sendo também a igreja paroquial da freguesia e a restante parte conventual pertence a um hospital psiquiátrico.
Igreja do Convento de Vilar de Frades
Recinto do convento
Igreja do Convento de Vilar de Frades
Fachada da igreja
Igreja do Convento de Vilar de Frades
Portal do mosteiro

Este Mosteiro em toda a sua história viria a sofrer constantes campanhas de obras, tendo sofrido igualmente a mudança de congregações.

Na verdade o Mosteiro teve a sua edificação no século VI pelo então e conhecido Bispo de Braga, São Martinho de Dume, da congregação Beneditina, tendo sofrido o primeiro revés na sequência das invasões muçulmanas, o que levou este conjunto monástico a uma completa reconstrução.

Reconstruído no Século XV

Igreja do Convento de Vilar de Frades
Portal da igreja
Igreja do Convento de Vilar de Frades
Colunas
Igreja do Convento de Vilar de Frades
Decoração do portal
Igreja do Convento de Vilar de Frades
Colunas

Chegando ao quase estado de ruína, a reconstrução aconteceu só no século XI, passados quinhentos anos, o que implicou que esta campanha de obras iria impor o estilo românico, por encomenda de D. Godinho Viegas.

Assim se manteve até que, no início do século XV, mais concretamente em 1425, altura em que se encontrava despovoado, foi entregue a uma outra congregação, os Cónegos de S. Salvador de Vilar de Frades, conhecida por Lóios, aquando da doação da igreja de Santo Elói de Lisboa, e dirigido pelo Mestre João Vicente.

Ampliado 100 Anos Depois

Igreja do Convento de Vilar de Frades
Portal do convento
Igreja do Convento de Vilar de Frades
Capitel e friso
Igreja do Convento de Vilar de Frades
Decoração do portal
Igreja do Convento de Vilar de Frades
Capitel e friso

No século XVI o Mosteiro entra novamente numa campanha de obras de ampliação e remodelação acabando por alterar o desenho românico e de toda a cerca, inclusivamente do primitivo templo, de que resta apenas o portal com as suas três arquivoltas ornamentados pelos elementos naturalistas e geométricos.

Igreja do Convento de Vilar de Frades
Portal do mosteiro

Nesta nova época surge uma segunda torre a norte, os dormitórios, a cozinha, o refeitório, a biblioteca e o claustro ao centro. A igreja também é favorecida pelo cadeiral do coro, o órgão da igreja e o retábulo do altar-mor.

Descrição

A fachada principal é composta pela igreja, a torre grande à sua esquerda e, à direita, o acesso para o mosteiro. A igreja apresenta-se na longitudinal com uma planta em cruz latina, com origem na Ordem Beneditina, mas com transepto reduzido e formada de nave única.

O acesso é feito por um pequeno nártex encimado por três janelas retangulares e a finalizar em bico, e a estas sobrepõe-se uma janela circular. O portal principal é o elemento de referência desta fachada, evidenciando as linhas manuelinas formadas por cinco arcos quebrados com motivos naturalistas e com elementos típicos de decoração renascentista, denominados de grotescos, tais como cabeças de anjos nos capitéis e cabeças de animais e aves nas colunas. A torre quadrada é finalizada por ameias e pela águia, símbolo da Congregação.

Classificação

De 1910 só a Igreja era considerada como Monumento Nacional, sendo o restante incluído nesta classificação em datas posteriores, até 2013.

Localização

Este ponto está situado na localidade Areias de Vilar, na freguesia Areias de Vilar e Encourados.

Este conjunto de igreja e mosteiro está situado a menos de um quilómetro a oeste de Areias de Vilar, 500 metros a sul do rio Cávado.

Coordenadas GPS: N 41 32.429' W 008 33.427'  (41.54048, -8.55712)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Chafariz do Convento

Chafariz do Convento - Visitar Portugal

(Distância: 55 m NE)
O chafariz situado no pátio do convento, erigido entre 1790 e 1792, veio colmatar a falta do anterior, que tinha sido deslocado para a cidade de Barcelos.

Igreja de Manhente

Igreja de Manhente - Visitar Portugal

(Distância: 1 km W)
Proveniente do Mosteiro de São Martinho de Manhente, apenas o que resta é a Igreja e a Torre, consideradas como uma das maiores obras precoces do Românico Português.

Monumento Castrejo

Monumento Castrejo - Visitar Portugal

(Distância: 3 km N)
Sendo um dos exemplares melhor conservado da Idade de Ferro existentes em Portugal, está situado num dos sopés do Monte Facho, próximo da Citânea de Roriz.

Capela de Santo António de Vessadas

Capela de Santo António de Vessadas - Visitar Portugal

(Distância: 5 km W)
É uma pequena capela retangular do final do século XIX que apresenta ao centro do frontão um painel de azulejos com a imagem de Santo António, de 1929.

Igreja da Misericórdia de Barcelos

Igreja da Misericórdia de Barcelos - Visitar Portugal

(Distância: 5 km W)
Todo o conjunto da Igreja da Misericórdia, hospital e um lar deve-se a uma construção do século XVI que teve a sua origem na edificação de um Convento da Ordem dos Capuchos.

Chafariz do Campo da Feira

Chafariz do Campo da Feira - Visitar Portugal

(Distância: 5 km W)
Chafariz da Feira, assim chamado ao esplendoroso chafariz que se encontra num espaço, que se mantém incólume até hoje, denominado de Campo da Feira.

Parque de Merendas de Vessadas

Parque de Merendas de Vessadas - Visitar Portugal

(Distância: 5 km W)
O Parque de Merendas de Vessadas é composto por dois parques, denominados de Santo André e de Santo António, ambos com mesas de piquenique e grelhadores.

Igreja de Nossa Senhora do Terço

Igreja de Nossa Senhora do Terço - Visitar Portugal

(Distância: 5 km W)
Situada fora da zona histórica da cidade no princípio do século XVIII, a Igreja de Nossa Senhora do Terço veio contribuir para uma expansão da malha urbana nesta zona da cidade.

Jardim das Barrocas

Jardim das Barrocas - Visitar Portugal

(Distância: 5 km W)
No centro histórico encontramos um pequeno quarteirão formado por uma autêntica beleza e uma bela obra de jardinagem, que integra a Igreja do Bom Jesus da Cruz, situando-se junto do Largo da Porta Nova.

Coreto de Barcelos

Coreto de Barcelos - Visitar Portugal

(Distância: 5 km W)
O Coreto de Barcelos é um exemplo que entra na lista dos restaurados. Localiza-se no Campo Cinco de Outubro em frente da Casa dos Bessa Meneses e da Igreja de Nossa Senhora do Terço.

gif