
A Ponte do Porto é um dos maiores exemplares românicos de Portugal. Atravessa o rio Cávado e é um dos caminhos para o Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Descrição



Ponte do Porto, ou do Prozelo, por estar situada nesta freguesia. Porém é mais conhecida por Ponte do Porto. É mais um verdadeiro e dos maiores exemplares românicos de Portugal. Atravessa o rio Cávado e une dois concelhos, o de Braga e de Amares, sendo este um dos caminhos para o Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Esta ponte, feita em granito, é constituída por onze arcos desiguais e um tabuleiro estreito e irregular, com dois metros e oito decímetros de largura e cento e cinquenta metros de comprimento.
É constituída por fortes talhamares e tímpanos vasados nos elementos centrais, que têm como função cortar as águas. Foi a única ponte existente no baixo Cávado a atravessar o rio até à construção de uma outra em Prado.
"Porto" é uma palavra da língua arcaica Galaico-Português que na nossa linguagem corrente quer dizer ponto de passagem.
Classificação
Esta ponte foi referenciada como Monumento Nacional a partir de 1910.
nesta localidade Prozelo
ou neste concelho Amares
Outras localidades deste concelho Amares
Localização
Esta ponte, situada a 1200 metros a sul de Amares, liga as freguesias de Prozelo (Amares) e Pousada (Braga), atravessando o rio Cávado.