A Ponte do Porto é um dos maiores exemplares românicos de Portugal. Atravessa o rio Cávado e é um dos caminhos para o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Descrição

Ponte Românica de Prozelo
Ponte do Porto
Ponte Românica de Prozelo
Ponte do Porto
Ponte Românica de Prozelo
Tabuleiro da Ponte

Ponte do Porto, ou do Prozelo, por estar situada nesta freguesia. Porém é mais conhecida por Ponte do Porto. É mais um verdadeiro e dos maiores exemplares românicos de Portugal. Atravessa o rio Cávado e une dois concelhos, o de Braga e de Amares, sendo este um dos caminhos para o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Esta ponte, feita em granito, é constituída por onze arcos desiguais e um tabuleiro estreito e irregular, com dois metros e oito decímetros de largura e cento e cinquenta metros de comprimento.

É constituída por fortes talhamares e tímpanos vasados nos elementos centrais, que têm como função cortar as águas. Foi a única ponte existente no baixo Cávado a atravessar o rio até à construção de uma outra em Prado.

"Porto" é uma palavra da língua arcaica Galaico-Português que na nossa linguagem corrente quer dizer ponto de passagem.

Classificação

Esta ponte foi referenciada como Monumento Nacional a partir de 1910.

Localização

Esta ponte, situada a 1200 metros a sul de Amares, liga as freguesias de Prozelo (Amares) e Pousada (Braga), atravessando o rio Cávado.

Coordenadas GPS: N 41 37.000' W 008 20.562'  (41.61667, -8.34270)

Temas / Tags

Prozelo, publicado em por