Situada no centro histórico de Amares, o templo católico dedicado a São Salvador teve a sua edificação no ano de 1705, sob a designação de Capela do Bom Pastor, a mando da Irmandade da Nossa Senhora do Socorro.

História

Igreja Matriz
Igreja e envolvente
Igreja Matriz
Igreja Matriz

O tempo fez com que a inscrição, no cimo da porta principal, quase desaparecesse.

Na parte lateral direita há outra inscrição gravada em pedra com o texto de que a capela-mor foi mandada fazer pelo então abade Marcos de Sousa Coelho. Em 1936 o templo religioso veio a sofrer obras de ampliação e de restauro, tornando-se assim em Igreja Matriz.

Descrição

Igreja Matriz
Fachada
da Igreja

De planta retangular, é formada por nave e capela-mor tendo adossada a esta uma torre sineira à direita. A fachada principal em empena triangular está delimitada por cunhais de pilastras.

Possui o portal em moldura reta sobrepujado de um entablamento e finalizado por um frontão triangular curvo interrompido, no qual se sobrepõe um nicho com a imagem do orago a rematar em frontão triangular curvo. A ladear o nicho, dois janelões retangulares com moldura em arco abatido iluminam a nave do templo.

A torre sineira posicionada um pouco mais recuada, de planta quadrada, é formada por quarto sinos e uma cobertura bolbosa.

Igreja Matriz
Lado leste e sul

Na parte lateral nascente, é formada pela abertura de três janelas em verga reta e uma porta, também em verga reta, que dá acesso à nave. Há acesso à capela-mor por uma janela e uma porta.

No lado contrário, e adossada ao templo, está a sacristia, na qual a entrada se faz pela porta da torre sineira.

Localização

A Igreja Matriz situa-se no Largo Dom Gualdim Pais, no centro histórico de Amares.

Coordenadas GPS: N 41 37.857' W 008 21.083'  (41.63095, -8.35138)

Temas / Tags

Amares, publicado em por