Este artigo resume os monumentos que pode encontrar no Concelho de Moura e que estão aqui apresentados, mostrando a sua localização no mapa.

Capela de Santa Ana (Safara)

Datada do séc. XVIII, está situada à entrada de Safara para quem vem de Moura. O seu exterior é de uma arquitectura simples e redonda, tal como o interior.

Castelo de Moura e Convento das Dominicanas (Moura)

Edificado sobre uma elevação calcária, num castro pré-romano, o Castelo de Moura foi reconstruído em 1295 a mando de D. Dinis.

Chafariz de Três Bicas (Moura)

Este Chafariz é uma obra barroca em mármore, coroada pelas armas de D. João V, sobre a qual se ergue a varanda do antigo palácio, atual Biblioteca Municipal.

Convento do Carmo (Moura)

Fundado no século XIII (1251), apresenta uma construção do estilo gótico. O seu interior tem três naves e seis tramos, tendo sofrido algumas alterações do original.

Convento e Igreja de São Francisco (Moura)

Fundado em 1547, quando D. João III institucionalizava as comunidades franciscanas pelo sul do país, as obras arrastaram-se até ao século XVII.
Fotos de Safara (Safara)

Igreja de Nossa Senhora da Estrela (Póvoa de São Miguel)

Este templo, situado no lugar da Estrela e classificado como Imóvel de Interesse Público, pode remontar ao século XVI, época à qual estão atribuídos os frescos da capela-mor.

Igreja de Santo Aleixo (Santo Aleixo da Restauração)

A primeira igreja, datada em 1626, foi totalmente destruída tendo servido em 1644 de refúgio da população local.

Igreja de São João Baptista (Moura)

Esta Igreja foi edificada nos finais do século XVI, em estilo manuelino, onde se destacam os portais, os azulejos seiscentistas e os lavores das cantarias.