A Mina de São Domingos é uma aldeia que pertence à freguesia de Corte do Pinto, concelho de Mértola.

Exploração

Mina - Lagoa Ácida
Lagoa Ácida
Mina - Placa Informativa
Placa Informativa
Mina - Ruinas
Ruínas
Mina - Ruinas
Ruínas

Fazendo parte da Faixa Piritosa Ibérica, foi uma fonte importante de metais tais como cobre, zinco, chumbo, prata, ouro, ferro, enxofre e outros.

Foi explorada durante vários séculos do primeiro milénio antes de Cristo, nos períodos da dominação romana e islâmica e ainda entre 1854 e 1966, em que foi alvo de uma extração intensiva de minério.

A exploração foi efetuada pela empresa britânica Mason & Barry, tendo extraído mais de 20 milhões de toneladas de minério. Foi a causa do grande desenvolvimento local, tendo sido a maior exploração mineira portuguesa até à década de 1930. Ali trabalhavam constantemente perto de 1000 trabalhadores.

Aldeia

Mina - Rua da Aldeia
Rua e Igreja
Mina - Casas da Aldeia
Casas da Aldeia
Mina - Igreja
Igreja

Dado o elevado número de trabalhadores, foi construída uma aldeia onde havia habitação para uma grande parte, incluindo escolas e todo o tipo de comércio, a igreja e o cemitério, teatro, clube recreativo e campo de jogos.

Atualmente está reduzido a um local turístico com uma população muito reduzida, onde se pode percorrer uma parte do complexo e ver ou imaginar como seria enquanto estava ativo.

Caminho de Ferro

Mina - Caminho de Ferro
Placa Informativa
Mina - Caminho de Ferro
Caminho de Ferro

Para o escoamento do minério foi construída uma das primeiras linhas férreas de Portugal, ligando a Mina a Pomarão e daí ao rio Guadiana. Foi ali também criada a primeira central elétrica do Alentejo.

Os elementos do caminho de ferro representado nestas fotos estão situados a cerca de 6 quilómetros a sul da Mina de São Domingos e a 500 metros a oeste da localidade Santana de Cambas, nas coordenadas N 37° 37.378' W 007° 31.977'.

Classificação

Como recordação dos tempos áureos que aquela região teve, o complexo foi considerado como Conjunto de Interesse Público, em 2013.

Temas / Tags

Mina de São Domingos, publicado em por