Igreja de Nossa Senhora da Assunção

Houve uma primeira edificação de que não se conhece a data de construção e que ruiu no final do século XVI. Pouco depois iniciou o processo para a construção da nova igreja, construção essa que terminou em meados do século XVII, após uma interrupção em 1602 por motivo de uma acidente com o mestre responsável da obra.

A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, Matriz de Vila Nova da Baronia, é um templo de planta longitudinal composta pela nave, capela-mor e duas capelas laterais.

A fachada é composta por três portas de moldura retangular encimadas por uma cornija única terminando em empena com um óculo ao centro. É ladeada por duas torres terminadas em coruchéus piramidais, das quais a da esquerda mostra um relógio e a da direita quatro pequenas janelas quadradas na vertical.

O interior é composto pela nave única com coro alto sobre colunas toscanas e capelas laterais dedicadas rspetivamente a Nossa Senhora do Rosário e às Almas do Purgatório. Separam-nas da nave arcos em volta perfeita sobre pilastras toscanas.

Na capela-mor destaca-se o retábulo em talha dourada do final do século XVIII.

Classificação

Esta igreja está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1982.

Localização

Coordenadas GPS: N 38 17.335' W 008 02.260'  (38.28892, -8.03767)

Temas / Tags

Vila Nova da Baronia, publicado em por