
Houve uma primeira edificação de que não se conhece a data de construção e que ruiu no final do século XVI. Pouco depois iniciou o processo para a construção da nova igreja, construção essa que terminou em meados do século XVII, após uma interrupção em 1602 por motivo de uma acidente com o mestre responsável da obra.
A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, Matriz de Vila Nova da Baronia, é um templo de planta longitudinal composta pela nave, capela-mor e duas capelas laterais.
A fachada é composta por três portas de moldura retangular encimadas por uma cornija única terminando em empena com um óculo ao centro. É ladeada por duas torres terminadas em coruchéus piramidais, das quais a da esquerda mostra um relógio e a da direita quatro pequenas janelas quadradas na vertical.
O interior é composto pela nave única com coro alto sobre colunas toscanas e capelas laterais dedicadas rspetivamente a Nossa Senhora do Rosário e às Almas do Purgatório. Separam-nas da nave arcos em volta perfeita sobre pilastras toscanas.
Na capela-mor destaca-se o retábulo em talha dourada do final do século XVIII.
Classificação
Esta igreja está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1982.