Igreja de Nossa Senhora da Assunção
Houve uma primeira edificação de que não se conhece a data de construção e que ruiu no final do século XVI. Pouco depois iniciou o processo para a construção da nova igreja, construção essa que terminou em meados do século XVII.
Igreja de Nossa Senhora da Assunção

A construção da igreja terminou em meados do século XVII, após uma interrupção em 1602 por motivo de uma acidente com o mestre responsável da obra.

A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, Matriz de Vila Nova da Baronia, é um templo de planta longitudinal composta pela nave, capela-mor e duas capelas laterais.

A fachada é composta por três portas de moldura retangular encimadas por uma cornija única terminando em empena com um óculo ao centro. É ladeada por duas torres terminadas em coruchéus piramidais, das quais a da esquerda mostra um relógio e a da direita quatro pequenas janelas quadradas na vertical.

O interior é composto pela nave única com coro alto sobre colunas toscanas e capelas laterais dedicadas rspetivamente a Nossa Senhora do Rosário e às Almas do Purgatório. Separam-nas da nave arcos em volta perfeita sobre pilastras toscanas.

Na capela-mor destaca-se o retábulo em talha dourada do final do século XVIII.

Classificação

Esta igreja está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1982.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Vila Nova da Baronia
ou neste concelho Alvito
Outras localidades deste concelho Alvito

Localização

Coordenadas GPS: N 38 17.335' W 008 02.260'  (38.28892, -8.03767)

Temas / Tags

Vila Nova da Baronia, publicado em por