A Igreja da Misericórdia de Messejana, do início do século XVIII, mostra-se em estilo misto de barroco, rococó e neoclássico resultante das diversas obras que teve.
Com uma nave e capela-mor, mostra o retábulo-mor rococó e o retábulo da capela lateral maneirista.
A torre sineira está situada a 20 metros a norte da igreja. Na base da igreja encontra-se um painel de azulejos com uma representação do texto do foral atribuído por D. Manuel I em 1 de julho de 1512 e ali colocado nos 500 anos do foral.
No mesmo largo situa-se o pelourinho da vila.
Este ponto está situado na localidade Messejana, na freguesia Messejana.
Esta igreja situa-se na Praça 1 de julho, no centro de Messejana.
(Distância: 16 m E)
Este pelourinho localiza-se no principal largo da aldeia, na Praça 1 de julho. Está classificado como Imóvel de Interesse Público, desde 1933.
(Distância: 124 m NE)
Este poço, situado no caminho para o Convento de S. Francisco, é referenciado no século XIX.
(Distância: 177 m NW)
Dedicada a Nossa Senhora dos Remédios, a Igreja Matriz de Messejana situa-se no ponto mais alto da vila com uma paisagem excelente sobre toda a área em redor.
(Distância: 3 km NW)
A Ermida de Nossa Senhora da Assunção é uma construção do século XVI, mandada edificar por portugueses emigrantes do Brasil que trouxeram as influências da cultura desse país.
(Distância: 6 km NW)
Uma lagoa resultante da Barragem do Pardieiro, é utilizada para rega do Monte do Pardieiro e para desportos.
(Distância: 7 km S)
Conceição foi uma freguesia do concelho de Ourique. Dedicando-se a população à agricultura, gradualmente esta foi desaparecendo por se afastar para centros populacionais maiores, levando à desertificação destas aldeias.
(Distância: 9 km NE)
Um marco conhecido no Alentejo por Gurita ou Guarita, situa-se dentro do castelo de Aljustrel e é uma construção de 1802, um dos mais antigos de Portugal.
(Distância: 9 km NE)
Uma ermida dentro do castelo de Aljustrel, antecedida por uma grande escadaria e local de grande peregrinação.
(Distância: 9 km NE)
Um castelo do século XI ou XII, de que ainda resistem alguns vestígios de troços de muralhas. Classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1992, em conjunto com a capela.