Igreja Matriz de Roge
Igreja Matriz de Roge, dedicada a S. Salvador, datada do séc. XVIII, é de traça barroca. A sua fachada é de inspiração joanina e de uma riqueza ornamental.

Igreja Matriz de Roge, dedicada a São Salvador, datada do século XVIII, é de traça barroca. A sua fachada é de inspiração joanina e de uma riqueza ornamental.

Igreja e Cruzeiro

Igreja Matriz de Roge
Fachada da Igreja

O conjunto religioso Igreja Matriz e Cruzeiro pertencem ao estilo barroco do século XVIII, sendo a construção do templo de uma arquitetura regional.

Contudo a fachada deste vai-se inspirar no estilo joanino, em que se nota a demonstração da riqueza de ornamentos denunciando um invulgar arquiteto e artífices que sabiam servir-se do cinzel e de trabalho de cantaria.

Dedicada a São Salvador, apresenta uma planta longitudinal formada por uma nave e capela-mor semicircular, com a torre sineira adossada a esta à direita e a sacristia à esquerda. É formada ainda por duas capelas laterais opostas.

Fachada

A fachada é delimitada por pilastras de cunhais e com um friso arquitravado que a separa da empena contracurvada, rematada por pináculos em espiral.

O rasgo é feito pelo portal principal de moldura reta ladeado por duas colunas torcidas que servem de sustentação para o entablamento de arquitrave com friso decorado com três querubins e dois tritões-crianças.

Sobreposto à arquitrave, uma janela retangular que ilumina o interior do templo está ladeada por dois pináculos em espiral. A fachada é finalizada por um frontão contracurvado de onde emerge uma cruz.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Macieira de Cambra
ou neste concelho Vale de Cambra
Outras localidades deste concelho Vale de Cambra

Localização

Coordenadas GPS: N 40 51.182' W 008 21.350'  (40.85303, -8.35583)

Temas / Tags

Macieira de Cambra, publicado em por