Cruzeiro de Roge
O Cruzeiro de Roge está situado no adro da igreja matriz, destacando-se desta. Está datado também do século XVIII (1762) e de uma arquitectura religiosa barroca.

O Cruzeiro de Roge está situado no adro da igreja matriz, destacando-se desta. Está datado também do século XVIII e de uma arquitetura religiosa barroca.

História do Cruzeiro

Cruzeiro de Roge
Cruzeiro de Roge

O Cruzeiro de Roge está implantado no adro da Igreja Matriz de São Salvador, comungando com a mesma linguagem barroca que carateriza a fachada do templo.

É datado de 1762, segundo as indicações em dois ferros pertencente à estrutura interna do monumento, vistas aquando da recuperação do cruzeiro e consequentemente da cruz. Modelo muito comum e usado no norte do País, simboliza uma das mais importantes vivências religiosas setecentistas.

Composição

O cruzeiro conjuga motivos vegetalistas com figuras de atlantes e também outros símbolos cristãos, como a cruz bem visível no topo desta estrutura.

Ergue-se sobre um soco de graus octogonais, sobre os quais assenta um soco paralepipédico com molduras onde se inscrevem motivos antropomórficos e vegetalistas. Daqui ergue-se a coluna cujo fuste exibe enrolamentos de aves, na parte inferior, sendo o restante composto por losangos dispostas em linhas helicoidais cruzadas. É rematada por um capitel coríntio, terminando com uma cruz assente numa esfera.

Classificação

Está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Macieira de Cambra
ou neste concelho Vale de Cambra
Outras localidades deste concelho Vale de Cambra

Localização

Coordenadas GPS: N 40 51.177' W 008 21.378'  (40.85295, -8.35630)

Temas / Tags

Macieira de Cambra, publicado em por