É um nome que por norma é utilizado na maioria das grandes localidades de Portugal e que designa a praça ou largo mais importante pelas instituições por que é rodeada.

Descrição

Praça da República
Vista de norte
Praça da República
Vista de sul

É um nome que por norma é utilizado na maioria das grandes localidades de Portugal e que designa a praça ou largo mais importante pelas instituições por que é rodeada. Por vezes, nem sempre a existência do nome é utilizado para albergar as instituições máximas das respetivas localidades, sendo aplicadas outros nomes. Neste caso da cidade de Ovar, a Praça da República é ladeada pelos Paços do Concelho.

Com a República ainda muito fresca em Portugal, esta mesma praça viria a mudar de nome no ano de 1910, chamando-se até então de Comércio, uma vez que se situa precisamente no centro da cidade. Fazendo parte do centro histórico da localidade, aqui se realizava todo o comércio local.

Esta pequena praça da República alberga os Paços do Concelho, a Capela de Santo António e também uma Capela dos Passos de Paixão de Cristo. Igualmente é composta por uma agência bancária, edifícios habitacionais e restauração. Também se realizam exposições e eventos.

Localização

Coordenadas GPS: N 40 51.574' W 008 37.516'  (40.85957, -8.62527)
Ovar, publicado em por