Este templo religioso é dedicado a Santa Maria e foi edificado somente no século XVIII no local da igreja anterior e sobre um monumento romano.
Construção


Este templo religioso é dedicado a Santa Maria e foi edificado somente no século XVIII.
A sua relevância cultural deve-se à sua construção ter sido realizada sobre um monumento romano, do qual foi recuperado o marco miliário referente à milha XII, que atualmente está no largo da Igreja Matriz de Oliveira de Azeméis, e uma inscrição que se encontra embutida na parede exterior da sacristia, o "Terminus Augustalis", que marcava os limites do império romano.
Descrição


De planta retangular, é formada por nave e capela-mor. Está adossada a esta, num plano mais recuado e à direita, a torre sineira, seguindo-lhe o anexo da sacristia.
A fachada apresenta-se delimitada por cunhais de pilastras, rematada por pináculos e por um frontão contracurvo. O portal é em verga reta sobrepujada de um entablamento que faz a ligação ao nicho com a imagem do Orago.
Este está ladeada por dois janelões, sobrepujados de uma cimalha curva.
Separada por um friso, temos o frontão contracurvo, no qual ao centro se situa uma janela redonda lobulada.
Interior


No interior simples, a nave é composta por um coro alto com um órgão de tubos, dois púlpitos, dois retábulos laterais e dois colaterais, em dourado e branco. Igualmente estão as sanefas das janelas e do arco triunfal que dá acesso à capela-mor.



Esquerdo


Direito
O teto da nave está forrado em madeira a formar caixotões. A capela-mor apresenta-se com o mesmo género de cobertura e o retábulo-mor igualmente apresenta-se em tons dourado e branco.
Localização
A Igreja Matriz de Ul situa-se num largo quase no limite sul da freguesia, a cerca de 700 metros a sul da localidade com o mesmo nome.